SC: 50 famílias produzem 15 mil toneladas de arroz em Itajaí

 SC: 50 famílias produzem 15 mil toneladas de arroz em Itajaí

Semeadura pré-germinada está adiantada em Santa Catarina, que já beira 70% da lavoura plantada. (Foto: Divulgação)

(Por Planeta Arroz) No litoral norte de Santa Catarina, a semeadura do arroz avança a largos passos. Em Itajaí, a rizicultura é a principal atividade agropecuária. São semeados anualmente 1.900 hectares por 50 famílias produtoras. Assim, a cada safra são colhidas perto de 15 mil toneladas. Uma das famílias produtoras é a do rizicultor Sérgio Betti, que trabalha no ramo há mais de 40 anos e sabe bem a preparação de cada etapa. Ele finalizou a preparação das áreas em setembro e faz o plantio pré-germinado. Começou os preparativos dos quadros no final de agosto para plantar ainda em setembro.

O secretário da Agricultura de Itajaí, César Reinhardt, destacou que a orizicultura gera muitos postos de trabalho, movimenta a economia rural do município e gera impostos e riquezas. “Embora não seja o principal produto econômico da cidade, é o grande destaque da nossa economia rural e nestes últimos anos tem remunerado bem o produtor e dá um bom nível de qualidade de vida à população do interior do município”, enfatiza.

No Litoral Norte de Santa Catarina os produtores costumam colher duas safras de arroz por ano. A principal, que já está sendo plantada desde o final de agosto nos lugares em que o clima permitiu, deve ser colhida entre o final de novembro e dezembro. Após o primeiro corte, os produtores retomam a fertilização e a irrigação e as plantas rebrotam, agregando em média de 25% a 30% da produção. Com isso, boa parte das lavouras supera as 200 sacas por hectare, uma ótima produtividade.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter