SC: quebra na safra de arroz fica abaixo do previsto
Os agrônomos e técnicos das regiões produtoras de Santa Catarina previam que as perdas poderiam chegar aos 50%.
A quebra de safra nas lavouras de arroz desta safra 2008/2009 em Santa Catarina deve ficar muito aquém das previsões iniciais, que indicavam perdas de até 50% em algumas regiões produtoras. As lavouras foram castigadas pela enchente e depois pela estiagem. Nos últimos dias, as lavouras foram favorecidas pelo baixo volume de chuvas e pela forte onda de calor. Um aspecto interessante diz respeito à quebra de produtividade estimada antes da colheita.
Os agrônomos e técnicos das regiões produtoras de Santa Catarina previam que as perdas poderiam chegar aos 50%, por causa do excesso de chuvas torrenciais ocorridas no inicio do ciclo da cultura e depois por períodos de secas. Entretanto, conforme pode se observar em campo, as produtividades estão entre 138 a 197 sacos de 50 Kg por hectare.
Isso resulta em um quebra de no máximo 10%. Segundo a previsão climática, a chuva poderá prejudicar os trabalhos de colheita, principalmente na região leste do Estado, até o dia 14 de março, sendo esperados volumes acumulados entre 50 mm a 70 mm. Para o período entre 15 a 19 de março, as chuvas não devem prejudicar tanto a colheita, havendo boas janelas para a realização dos trabalhos. O ritmo será bem menor do que agora nessa última semana.