Seca na Ásia ameaça safra tailandesa e Bangladesh enfrenta onda de frio

 Seca na Ásia ameaça safra tailandesa e Bangladesh enfrenta onda de frio

No Vietnam os preços se mantiveram inferiores aos seus concorrentes

A estação seca da Tailândia começou em novembro e geralmente dura até abril.

Os preços das exportações de arroz nos principais centros asiáticos mantiveram-se estáveis ​​nesta semana, mas uma seca de vários meses elevou as expectativas de um aumento nas taxas tailandesas, enquanto uma onda de frio ameaçou as plantações em Bangladesh.

Os preços de referência do arroz com 5% de quebrados na Tailândia, 5% <RI-THBKN5-P1>, ficaram entre 425 e 435 dólares na quinta-feira (9), praticamente inalterados em relação às duas semanas anteriores, mas ainda eram o nível mais alto desde junho de 2018.

Embora a demanda tenha sido estável, os preços da classe tailandesa, que foram negociados consistentemente mais altos do que as variedades vietnamitas ao longo de 2019, permaneceram altos até 2020 devido à oferta ameaçada pela seca e à contínua valorização do baht, disseram traders.

A estação seca da Tailândia começou em novembro e geralmente dura até abril, embora as autoridades tenham dito que poderia continuar até junho deste ano. A seca foi declarada em 14 províncias nas regiões agrícolas central, norte e nordeste.

Na Índia, maior exportadora global, os preços de exportação do arroz permaneceram estáveis ​​devido à fraca demanda dos países africanos.

Os preços da variedade mais vendida, com 5% de quebrados <RI-INBKN5-P1> permaneceram inalterados em relação à semana passada, em torno de US $ 362 a US $ 366 por tonelada.

"A demanda de exportação é moderada. Os suprimentos estão crescendo a partir da safra semeada no verão", disse um exportador com sede em Kakinada, no estado de Andhra Pradesh, no sul.

O vizinho Bangladesh se prepara para uma onda de frio, que pode afetar as plantações, incluindo o arroz, disse Mizanur Rahman, uma autoridade do Ministério da Agricultura.

"Os canteiros de arroz secaram devido ao frio extremo", disse Rahman, acrescentando que um período prolongado de baixas temperaturas teria efeitos devastadores sobre a colheita.

O escritório meteorológico disse que a onda de frio, acompanhada de ventos e chuviscos, provavelmente continuará por mais alguns dias.

No Vietnã, as cotações de arroz 5% quebrados <RI-VNBKN5-P1> caíram para US $ 355 a tonelada na quinta-feira (9/1), ante US $ 360 na semana anterior.

"A demanda continua fraca nesta semana e o comércio tem sido muito lento", disse um trader da cidade de Ho Chi Minh.

Dados preliminares de remessa mostraram que 138.650 toneladas de arroz serão carregadas no porto de Ho Chi Minh City entre 1 e 23 de janeiro, com a maior parte do grão destinada ao Iraque e à África Ocidental.

O Ministério da Indústria e Comércio desta semana adicionou 47 empresas a uma lista de exportadores de arroz, aumentando o número de exportadores vietnamitas licenciados para 182, informou um comunicado do governo.

A medida visa "facilitar as exportações, promover a produção de arroz de maneira sustentável e aumentar a competitividade do grão vietnamita", acrescentou o comunicado.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter