Seca provoca prejuízos de mais de R$ 60 milhões em lavouras do RS

Em Cristal, 500 hectares de arroz estão com falta de água para irrigação.

O prejuízo provocado pela seca em alguns municípios do Rio Grande do Sul já ultrapassa R$ 60 milhões em algumas culturas, conforme a Empresa de assistência técnica e extensão rural (Emater). Mas os problemas não estão apenas nas lavouras. A população também têm sofrido com a falta de chuva.

Nos últimos dias, o que a aposentada Nida Bueno mais tem feito é olhar para o céu em busca de sinais de uma chuva próxima, que possa molhar o solo e aliviar o sofrimento com a seca.

"Mas não vem [….] fico com pena deles (agricultores) trabalhando na lavoura e estragando tudo, as plantações", afirma.

Na cidade de Cristal, no Sul do estado, a primeira a decretar situação de emergência por falta de chuva, mais de 50 poços artesianos foram abertos pela prefeitura. tudo para evitar que os moradores da zona rural fiquem sem água até para beber.

"A gente toma o que tem, às vezes com limo. A gente ferve para poder tomar", afirma a dona de casa Jéssica Bueno.

Mais de 300 famílias vivem na zona rural de Cristal, e dependem da agricultura e da pecuária. Com o decreto de situação de emergência reconhecido pelo governo do estado, a expectativa é receber ajuda de máquinas para abrir mais poços, e dinheiro.

Chão de um ponto onde antes existia um açude em Cristal (Foto: Reprodução/RBS TV) Chão de um ponto onde antes existia um açude em Cristal (Foto: Reprodução/RBS TV)
Chão de um ponto onde antes existia um açude em Cristal (Foto: Reprodução/RBS TV)

"Já estamos passando por uma outra questão que é o arroz. Irrigar o arroz. Pela falta de chuva já temos prejuízo, 500 hectares sem água", afirma o vice prefeito de Cristal, Rudi Strap.

A estiagem tem castigado os municípios gaúchos desde novembro do ano passado, prejudicando a população, a falta de água para os animais e perdas na lavoura. Alguns açudes praticamente não existem mais por conta da falta de chuva.

A plantação de fumo do agricultor Gilberto Roschildt já acumula perdas de 30%. "O cara não tem o que fazer, a gente depende do clima, e o clima não favorece", afirma.

Em Bagé, na Região da Campanha, a prefeitura passou adotar racionamento diário de água por 12 horas por conta do baixo nível da barragem de Sanga Rasa.

Seis municípios já decretaram situação de emergência:

Hulha Negra
Pedras Altas
Amaral Ferrador
Morro Redondo
Cristal
São Jerônimo

Fonte: Emater/RS

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter