Secretário Mainardi visita EEA para conhecer semeadora de soja
Convênio de cooperação técnica entre Irga e fabricante da máquina oportunizou uso de semeadora de soja para várzea.
O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Cláudio Brayer Pereira, recebeu a visita do Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, para conhecer a semeadora de soja para várzea doada pela Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas KF Ltda., na Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha. A doação integra o convênio de cooperação técnica para o desenvolvimento da semeadora firmado entre o Irga e a KF.
Para o Secretário da Agricultura, a tecnologia é mais uma alternativa para os produtores interessados em cultivar soja em rotação com o arroz. O presidente da autarquia afirmou que tem boas expectativas com os resultados dos experimentos.
O equipamento é o primeiro a ser fabricado no Brasil e realiza em uma única operação a formação de elevações da superfície do solo e a semeadura de soja, denominada de microcamalhão.
A semeadora deverá percorrer os municípios de Camaquã, Pelotas, Jaguarão, Dom Pedrito, Cachoeira do Sul, Eldorado do Sul, e Palmares do Sul, onde serão implantadas unidades demonstrativas de cultivo de soja em microcamalhão
Participaram do encontro o coordenador de Projetos, Felipe Ferreira, e os pesquisadores responsáveis pelo projeto de Soja na Várzea, Anderson Vedelago, Claudia Lange e Pablo Badinelli.