Novo barco de arroz para a Costa Rica zarpa em maio
Representantes da TRC e sua subsidiária no Brasil confirmaram nesta terça-feira que o segundo navio, com 25 mil toneladas de arroz em casca, referente ao tender trade de aquisições realizados pela Costa Rica, partirá de Rio Grande (RS) em maio. A compra total foi de 65 mil toneladas, com preferência e origem brasileira, e a concorrência internacional foi vencida pela TRC. Havia possibilidade de o produto ser adquirido também no Paraguai.
A carga já está comprada – foi negociada em três dias – e está sendo encaminhada por via rodoviária para o Porto de Rio Grande. Será embarcada no cais comercial, depois que a operação de envio do primeiro barco, com 28 mil toneladas (3,6 mil t para a Nicarágua) com o novo Terminal Logístico do Arroz (TLA) atrasou em uma semana. O TLA passa por ajustes e redimensionamento de sua estrutura de embarque.
O preço médio de compra por saca, colocada no porto, foi de R$ 92,00. No caso da Fronteira Oeste, desconta-se o frete de R$ 6,00 a R$ 7,00 por tonelada. Segundo os agentes de mercado, esta operação, com maior volume de safra já colhido, mostrou maior interesse dos produtores na comercialização. “Como são grandes produtores, em geral, há uma política de gestão dos estoques que previamente destina de 10% a 15% da safra para exportação, o que não é realidade de boa parte dos produtores que estão esperando vender no pico”, disse um corretor.
Com isso, fica a expectativa, também, para o terceiro embarque, que só acontecerá em junho. Os mercados internacionais do Brasil estão saturados pelas compras de grandes volumes na temporada passada e o excesso de oferta dos EUA nesta temporada, que tem os estoques mais altos dos últimos quatro anos e volume de negócios muito baixo para a época, mas ainda assim é o grande fornecedor para as Américas do Sul e Central, além do México e parte do Oriente Médio e África.