Semana de mais expectativa para a exportação

Cadeia produtiva gaúcha aguarda para qualquer hora a confirmação da empresa compradora para a assinatura do contrato para vender 25 mil toneladas à África.

A cadeia produtiva do arroz do Rio Grande do Sul aguarda com expectativa a confirmação oficial de compra de 25 mil toneladas de arroz por uma empresa internacional que apresentou a melhor proposta e vinha negociando há mais de 60 dias com o setor. Inicialmente, a expectativa era de o contrato ser fechado na semana que passou, o que não ocorreu.

– Há toda uma tramitação burocrática a ser vencida e essas coisas são assim mesmo, reconheceu o diretor de Mercados da Federarroz e coordenador do Projeto Exportação, Marco Aurélio Marques Tavares.

A empresa demonstrou interesse em adquirir 200 mil toneladas de arroz em casca gaúcho para exportar para a África, o Caribe e a América do Sul, mas a cadeia produtiva do Rio Grande do Sul não tem todo este produto para ofertar e tenta repassar 150 mil toneladas para o Mercosul vender.

Os produtores querem fechar logo o contrato com a expectativa de consolidar o negócio, gerar um viés de alta nos preços internos e evitar a concorrência da safra norte-americana que está começando a ser colhida e recebe pesados subsídios para exportação.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter