Semeadura de arroz é finalizada no Rio Grande do Sul
Conforme levantamento realizado pela autarquia, foram semeados 1.073.836 milhões de hectares, reduzindo a área semeada em relação ao ano passado quando o RS atingiu 1.105.728 hectares. .
Nesta quinta-feira, 14/01, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), divulgou números finais da semeadura no Estado, totalizando 100% durante esta semana. Conforme levantamento realizado pela autarquia, foram semeados 1.073.836 milhões de hectares, reduzindo a área semeada em relação ao ano passado quando o RS atingiu 1.105.728 hectares.
Em virtude do fenômeno El Niño, muitas lavouras foram alagadas, provocando prejuízos pontuais a muitos produtores. A semeadura na época recomendada pelo Irga foi 66% de área em todo o estado. O restante foi semeado até o início de janeiro, o que significa dizer, que estas áreas poderão ter uma menor produtividade.
De acordo com o presidente do Irga, Maurício Fischer, os números ainda podem ser alterados, pois estão em processo de revisão final. “O Irga orienta os produtores principalmente quanto à necessidade de dar atenção máxima às lavouras estabelecidas e na recuperação destas para obter o máximo de seu potencial seguindo as orientações técnicas”, recomendou Fischer.
Confira abaixo os números e considerações em cada região:
Fronteira Oeste
* Total da área semeada: 303.910 hectares
* Redução de área em 12.379 hectares em relação ao ano anterior
* Semeadura em época recomendada: 77%
* Lavouras com baixo perfilhamento e desenvolvimento desuniforme
* Dificuldade no manejo (adubação de cobertura, controle de invasoras e irrigação)
* Na região foram replantados 24 mil hectares
* Perda de uma área de 13 mil hectares
Campanha
* Total da área semeada: 165.000 hectares
* Redução de área em 10.545 hectares em relação ao ano anterior
* Semeadura em época recomendada: 70%
* Lavouras semeadas em outubro são as melhores
* Clima provocou redução de área em Dom Pedrito e Rosário do Sul
* Dificuldade no manejo (adubação de cobertura, controle de invasoras e irrigação)
* A região teve em torno de 6 mil hectares replantados
Depressão Central
* Total da área semeada: 157.371 hectares
* Redução de área em 8.985 hectares em relação ao ano anterior
* Semeadura em época recomendada: 48,2%
* Dificuldade no manejo (adubação de cobertura, controle de invasoras e irrigação)
* Sequência de enchentes entre novembro de 2009 e janeiro de 2010 causaram grandes prejuízos às lavouras plantadas e replantadas, principalmente nas áreas mais baixas às margens do Rio Jacuí, Rio Pardo, Rio Vacacaí, Rio Pardinho e outros da região
* Foram contabilizados 8.450 mil hectares perdidos dos quais 8.053 mil foram replantados, mas com a forte chuva do início de janeiro havia 39.349 mil ha submersos e destes de 8 a 10 mil estão em avaliação, com perdas significativas
* Esta região até o momento foi a mais prejudicada pelo fenômeno El Niño
Planície Costeira Interna
* Total da área semeada: 141.206 hectares
* Redução de área em 2.149 hectares em relação ao ano anterior
* Semeadura em época recomendada: 65%
* Em virtude das chuvas ocorreu replantio em aproximadamente 1.500 mil hectares na região
* Aconteceu um atraso no manejo em cerca de 50% das lavouras
* Ressemeadura em aproximadamente 1.500 hectares
Planície Costeira Externa
* Total da área semeada: 129.155 hectares
* Aumento de área em 372 hectares em relação ao ano anterior
* Semeadura em época recomendada: 40,6%
* Emergência uniforme das lavouras semeadas no tarde
* Dificuldade no manejo (adubação de cobertura, controle de invasoras e irrigação)
Zona Sul
* Total de área semeada: 177.194 hectares
* Aumento de área em 656 hectares em relação ao ano anterior
* Semeadura em época recomendada: 78%
* Lavoura de outubro – Dificuldade na aplicação de herbicidas e uréia
* Enchentes e enxurradas provocaram replantio em 1.900 mil hectares, além de estragos em taipas e prejudicando as práticas de manejo
* Esta região até o momento foi a menos atingida pelo fenômeno El Niño.
1 Comentário
enquanto o RS termina o plantio, a região norte de Sc e o Vale do Itajaí iniciam a colheita.
Falta matéria sobre arroz desta região, pois como é o 2 locar do Brasil a iniciar a colheita, serve como balizador de preço para as demais regiões.