Semeadura do arroz chega a 85% no Brasil
(Por Conab) A semeadura do arroz chegou a 85% no Brasil. No Rio Grande do Sul, a semeadura evoluiu. Na região Central, a mais atrasada, o plantio foi significativo e alcançou 75%. As chuvas excessivas, a falta de luminosidade e a dificuldade para realizar os tratos culturais tem afetado o desenvolvimento das lavouras.
Em Santa Catarina, as condições climáticas favoreceram o desenvolvimento das lavouras. Os tratos fitossanitários estão sendo
realizados.
No Maranhão, a colheita de arroz irrigado, nas regiões Norte e Centro, está avançada. Nas áreas de arroz sequeiro, a semeadura foi iniciada em áreas do Norte, Centro e do Sul do estado.
Em Goiás, algumas lavouras irrigadas sob pivô estão na fase de enchimento de grãos. As áreas irrigadas de tabuleiros seguem em diferentes estágios de desenvolvimento, com boa sanidade.
No Tocantins, o clima muito seco tem dificultado o desenvolvimento das plantas nas lavouras de arroz. Este é um dos efeitos do fenômeno El Niño na região.
Em Mato Grosso, devido aos baixos volumes de chuva, em algumas áreas, a semeadura foi interrompida. As condições gerais das lavouras são consideradas boas. No entanto, algumas áreas tiveram seu crescimento vegetativo prejudicado, especialmente aqueles semeados em solos arenosos.