Semeadura do arroz é seriamente prejudicada pela chuvarada em Cachoeira

Irga aponta que apenas 2.160 hectares estão semeados na Capital do Arroz, o que representa 7,3%.

A chuvarada da semana passada, que resultou em acumulados superiores a 200 milímetros em Cachoeira do Sul, prejudicou ainda mais a semeadura do arroz no município. A implantação das cultivares já estava atrasada e as precipitações agravaram um quadro que já preocupa o setor arrozeiro.

Dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) apontam que somente 7,32% da área de intenção de plantio em Cachoeira estão semeados na safra 2017/2018. O percentual corresponde a 2.160 hectares implantados. Neste ano, a descapitalização do produtor e o mercado desfavorável levaram a uma redução de 2% na área de intenção de plantio. Neste ano, a previsão é de que sejam plantados 29,5 mil hectares no município, enquanto na safra anterior a área foi de 30,1 mil.

No ano passado, neste mesmo período, a área plantada já passava dos 30%. O coordenador regional do Irga, engenheiro agrônomo Pedro Hamann, afirma que, se o atraso se confirmar, é grande a possibilidade de redução considerável na produtividade. “Além disso, é possível que a descapitalização do produtor se reflita em menos investimento em adubação, o que também deverá levar a uma diminuição na produtividade”, explica Hamann.

A previsão do Irga é de que o plantio em Cachoeira se encerre somente em dezembro. E as previsões para os próximos dias não são nada animadoras para o setor produtivo. O Instituto Climatempo prevê para terça-feira (17) o retorno das chuvas, com acumulados que podem chegar perto dos 100 milímetros até quinta-feira (19).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter