Semeadura do arroz evolui significativamente no RS

De acordo com o último levantamento elaborado pelos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a semeadura da safra 2016/17 de arroz avançou significativamente no Rio Grande do Sul nesta última semana. Até o momento, já foram semeados 232.641 hectares, o que representa 21,3% da intenção total de plantio. São 89,4 mil hectares a mais do que no mesmo período do ano passado, marcado pelo excesso de chuvas, o que acabou prejudicando a semeadura em 2015.

Em outros anos, o normal para esta época costumava girar em torno dos 10%. O que contribuição para esta aceleração foram as condições climáticas favoráveis dos últimos dias.

A Fronteira Oeste é a região com a semeadura mais adiantada no Estado, atingindo 49,1% da intenção, enquanto a Região Central, com 2,4% da área semeada, é a única que registro atraso em relação ao ano anterior.

“Se este desempenho se repetir nas próximas semanas, este será um indicador de que a lavoura será implantada dentro da época ideal e, historicamente, vemos que estas condições resultam em safras muitos boas, com alta produtividade”, explica o coordenador de Política Setorial do Irga, Victor Hugo Kayser.

Com a indicação de neutralidade para o fenômeno El Niño e La Niña, espera-se uma condição muito favorável pra a produção de arroz. “Esperamos que as condições climáticas permaneçam assim e que as chuvas não sejam de alta intensidade, permitindo a retomada dos trabalhos”, concluiu o engenheiro agrônomo.

Confira o Relatório Semanal de Acompanhamento da Semeadura – Safra 2016/2017 a clicando aqui.

3 Comentários

  • O atraso na depressao central se deve a dois fatores… O frio que ainda esta pegando e que atrasa e gera problemas de germinaçao do arroz pre germinado e o atraso na liberaçao de recursos nos bancos… O periodo correto de plantio sempre foi entre 15/10 a 15/11… Na fronteira-oeste o pessoal esta preocupado em plantar cedo para nao ter problemas com agua e para colher cedo e pegar um preço melhor… Produtividade no cedo eh um problema… Mas e se der uma seca no tarde??? E o pior de tudo… R$ 35 por saco na proxima colheita… Podem me cobrar depois… Vao plantar 1,2 milhoes de hectares… Os 20% que reduzimos em 5 anos, os olho grande vao aumentar esse ano… Nao existe produtividade que compense… Isso eh tolice!!!

  • Fronteira oeste esta com mais de 50% plantado mas nascido nem um pé. Porém a germinação vai iniciar após a primeira chuva. Por hora sem previsão.

  • Carreta na frente dos bois, acelerar demais da gasto de combustível, plantio muito cedo da replante, nascimento desuniforme e mais gastos com herbicidas, mas cada cabeça é uma sentença, vamos em frente.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter