Semeadura está atrasada devido ao clima

Na área de Rio Pardo, que envolve também Pantano Grande e Passo do Sobrado, há 30% já semeado.

Levantamento divulgado pelo Irga nessa semana apontou que mais de 36% do território previsto está semeado no Rio Grande do Sul. Na região de Candelária, que abrange ainda os municípios de Cerro Branco, Vale do Sol, Vera Cruz, Santa Cruz do Sul, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires, cerca de 23% da plantação já foi concluída.

Na área de Rio Pardo, que envolve também Pantano Grande e Passo do Sobrado, há 30% já semeado. Esses índices, segundo os agrônomos, só não são maiores por causa da chuva que atrapalhou o trabalho. A previsão é de que a partir da próxima semana as atividades sejam intensificadas. Nessa região devem ser cultivados 18 mil hectares, sendo que em Rio Pardo há 11 mil hectares. A produtividade média deve ficar em 6,7 mil quilos por hectare e a projeção de aumento é de 2%.

Na área de Candelária são cultivados 15,1 mil hectares e a meta de produtividade é de 7,1 mil quilos por hectare. Com projeção de aumentar em 2% a área cultivada em relação ao ano passado, os arrozeiros gaúchos comemoram o bom momento dos preços pagos pelo produto. Para a safra 2008/2009, a expectativa é de que o plantio chegue a 1,080 milhão de hectares, com produção estimada de 7,783 milhões de toneladas. Segundo o Irga, o Estado responde por 61% da produção nacional do grão.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter