O futuro dos alimentos: transformando arroz selvagem em um super arroz
(Por China Daily) As sementes são os “chips” da agricultura. O acadêmico chinês Yuan Longping passou mais de 50 anos transformando uma semente de arroz selvagem em um “super arroz” que beneficia o mundo.
Aprimavera é a estação da semeadura. O Banco de Recursos de Germoplasma de Cultivos da Província de Hunan, dentro da Academia de Ciências Agrícolas de Hunan, preserva, inspeciona e reproduz as sementes de culturas pouco conhecidas todos os dias. O banco de recursos é a primeira plataforma abrangente de serviço público para a conservação e utilização de recursos de germoplasma de culturas em Hunan.
Sua área total de construção é de quase 700 metros quadrados, dos quais a área de controle de baixa temperatura abrange uma área de 350 metros quadrados. Existem cinco armazéns incluindo longo, médio e curto prazo, bem como repositórios parentais e ajustáveis. Também possui seis áreas funcionais: proteção de recursos estratégicos, preservação de recursos básicos, exibição e troca de recursos, gerenciamento de informações de recursos e pré-processamento de recursos.
O banco de recursos é o método atual de preservação eficaz e seguro de germoplasma de culturas. A preservação inclui mais de 10 processos. Estes envolvem recebimento e registro de sementes, verificação de peso, limpeza e seleção, teste de vigor, secagem e desidratação, medição de umidade e embalagem de sementes antes do armazenamento. Distribuição de sementes, monitoramento de germinação e atualização de reprodução após a entrega também estão incluídos.
No repositório de longo prazo do banco de recursos, os recursos de germoplasma estão “hibernando” em um ambiente de baixa temperatura. Fileiras de prateleiras de 4 metros de altura estão dispostas de perto, e cada camada das prateleiras é densamente armazenada com pequenas caixas douradas redondas. Dentro da caixa há uma semente aparentemente imperceptível, mas ela registra os segredos genéticos de várias culturas por milhares de anos. Como uma das reservas de recursos estratégicos mais importantes do país, esses recursos de germoplasma podem ser armazenados lá por mais de 50 anos e podem ser facilmente despertados a qualquer momento de necessidade.
“A temperatura do repositório de longo prazo é -18 C, e o tempo de preservação das sementes é superior a 50 anos; a temperatura do repositório de médio prazo é -4 C, que é usado principalmente para a distribuição e utilização de recursos de germoplasma ; a temperatura do repositório de curto prazo é de 4 C, que é usada para preservação de materiais a curto prazo”, diz o Dr. Tang Xiao, pesquisador do banco de recursos. Ao mesmo tempo, o banco de recursos deve medir regularmente a taxa de germinação do germoplasma e multiplicar quando for inferior a 75% para garantir a atividade do recurso.
Agora é a estação de aração da primavera, e os técnicos da base de pesquisa e demonstração científica do Instituto de Pesquisa de Arroz de Hunan estão ocupados com o teste de mudas de pequenas variedades de arroz.
“Estas sementes de arroz foram coletadas pela geração de trabalhadores de recursos naturais de meu pai Duan Chuanjia na década de 1970 e mantidas no depósito na década de 1990. Agora temos que retirá-las para verificar suas características e preparar para renovação e reprodução para manter a vitalidade do sementes”, diz Duan Yonghong, responsável pelo banco de recursos.
O banco de recursos de germoplasma não apenas fornece materiais básicos para pesquisadores criarem novas variedades (como novas variedades híbridas de arroz), mas também oferece conveniência para a purificação e rejuvenescimento de variedades locais dominantes, com benefícios sociais e econômicos significativos. Por exemplo, a fragrância do Arroz Perfumado Jiangyong, por várias razões, diminui quando os agricultores plantam uma variedade de variedades ao mesmo tempo. Os recursos de Arroz Perfumado de Jiangyong preservados no banco de recursos de germoplasma recuperaram a fragrância purificando e rejuvenescendo as sementes preservadas.
Atualmente, o banco de recursos coletou e preservou mais de 30.000 recursos de germoplasma de 59 países e regiões e 32 províncias (municípios e regiões autônomas) e construiu o maior banco de recursos de germoplasma de pimenta do mundo, que foi distribuído para 18 províncias. Quase 30.000 cópias de recursos de germoplasma completaram a troca complementar de vantagens entre Hunan e a plataforma nacional de recursos de germoplasma e apoiaram a construção do Centro Nacional de Inovação Tecnológica da Indústria de Sementes Biológicas, o Centro Nacional de Inovação Tecnológica para Arroz Tolerante Salino-Alcalino e estratégicos desenvolvimento da indústria de sementes de Hunan.