Sementes de alta tecnologia impulsionam lavouras de arroz no Sul do Brasil

 Sementes de alta tecnologia impulsionam lavouras de  arroz no Sul do Brasil

RiceTec triplica área cultivada no Brasil

Com cerca de 600 milhões de toneladas produzidas por ano, o arroz é, atualmente, base da alimentação de aproximadamente dois terços da população mundial. Neste sentido, a inovação tecnológica tem papel fundamental e, para atender a demanda e o consumo mundial, as sementes com alta tecnologia surgem como alternativa, agregando importantes características, como resistência às doenças da cultura e maior produtividade por hectare cultivado. A RiceTec, multinacional especializada no desenvolvimento e comercialização de sementes de alta tecnologia, triplicou a área cultivada no Brasil e atingiu 100 mil hectares de área plantada no Rio Grande do Sul na safra 2014/15. A empresa responde por 95% da área plantada com arroz híbrido e 9% da área total do Rio Grande do Sul.

O crescimento produtivo das lavouras implantadas com tecnologias da RiceTec na última safra foi de 17%. A tecnologia é consequência do cruzamento de duas ou três linhagens parentais distintas e esse processo consiste na semeadura de faixas intercaladas de linhas macho (doador de pólen) e linhas macho estéril ou fêmeas (receptor de pólen). Desde a criação de uma nova linhagem e seu lançamento comercial são necessários de oito a 10 anos de intenso trabalho e investimentos.

Uma das principais características da tecnologia RiceTec é o aumento de heterose, conferindo alto potencial produtivo com estabilidade, além de plantas mais robustas, alta capacidade de perfilhamento e tolerância a doenças aliadas a alta qualidade industrial. A tecnologia empregada nos produtos RiceTec permite o uso da água e insumos de maneira mais eficiente, tornando o processo produtivo mais sustentável e rentável.

RiceTec projeta investir US$ 130 milhões nos próximos cinco anos
A expectativa é que em cinco anos o Rio Grande do Sul dobre a área de lavouras cultivadas com sementes de alta tecnologia. Apostando neste mercado, especialmente no Sul do Brasil, para a próxima safra, a estimativa da RiceTec é de um incremento de 15% nas vendas.
Os diretores da multinacional atribuem esse crescimento ao novo portfólio de sementes, que facilita a estratégia de produção do rizicultor através da combinação correta de produtos, especialmente produtos como o Inov CL, Avaxi CL e Titan CL, este último lançado em 2015 com foco no aumento da produtividade e qualidade do arroz.

“O Inov CL está conquistando um importante espaço na lavoura e na indústria. Por isso projetamos este crescimento nas vendas para 2015/16”, revela o engenheiro agrônomo e diretor-geral da RiceTec para a América do Sul, Ricardo Blohm Bendzius.

Ricetec conquista 16% do mercado de sementes certificadas
A RiceTec, responsável por 16% do mercado de sementes certificadas (Clearfield) no Mercosul, projeta investir nos próximos cinco anos US$ 130 milhões, principalmente na Índia e na América do Sul. O faturamento da empresa no Mercosul passou de menos de 10 milhões de dólares em 2010 para 30 milhões em 2014. “Nossa tecnologia vai ao encontro da necessidade dos produtores e por isso a demanda é crescente ano após ano”, revela o diretor de marketing da RiceTec, Leandro Pasqualli.

Na safra 2014/15 a produtividade média nas lavouras cultivadas com a tecnologia das sementes RiceTec atingiu, em média, 9.640 quilos por hectare. No mesmo ciclo, a produtividade média das cultivares tradicionais no Rio Grande do Sul foi de 7.785 quilos por hectare, conforme dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter