Sementes RiceTec
Sementes RiceTec atingem incremento produtivo de 18%
Produtividade média dos clientes da empresa na safra 2015/16 foi de 9,49 mil quilos por hectare.
Enquanto a safra gaúcha de arroz teve uma quebra de 16% no ciclo 2015/16 e produtividade média de 7,04 mil quilos por hectare, conforme dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a RiceTec, empresa pioneira e líder em pesquisa e tecnologia em sementes de arroz, comemora o desempenho produtivo do seu portfólio.
De acordo com o diretor de pesquisa da empresa, Edgar Alonso Torres Toro, houve um incremento produtivo de 18% em relação à principal cultivar CL do mercado. “Este ano enfrentamos o pior El Niño da história no Brasil, no entanto, a produtividade média do Titan, uma das nossas principais variedades, foi de 9,49 mil quilos por hectare”, frisa.
A multinacional é responsável por mais de 95% do mercado de sementes híbridas de arroz no Rio Grande do Sul.
O desempenho dos produtos RiceTec nas lavouras tem embalado a campanha de vendas da empresa no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Com o objetivo de levar ainda mais flexibilidade, segurança, qualidade e rentabilidade ao produtor de arroz, a multinacional criou uma nova campanha sustentada na diversificação de portfólio e na flexibilização de negociação, além de um benefício extra para quem investir na fórmula RiceTec. “Quem adquirir pelo menos dois produtos receberá antecipadamente e sem custos uma amostra do nosso produto convencional, que será lançado apenas no próximo ano”, revela o engenheiro agrônomo e diretor de marketing Leandro Pasqualli.
RiceTec entra no mercado de sementes convencionais
O novo produto para o mercado convencional foi apresentado na 26ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, realizada em Alegrete (RS) no mês de fevereiro. “Nosso foco está nas necessidades do produtor, por isso desenvolvemos uma semente convencional com alta produtividade e qualidade em ciclo curto pensando na lavoura como um sistema”, explica Pasqualli.
Com mais de 15 anos de atuação no mercado brasileiro e sede em Porto Alegre, a multinacional atingiu em 2015 um crescimento de 18% no número de clientes. Além disso, a empresa triplicou a área cultivada no Brasil, que hoje passa dos 100 mil hectares no Rio Grande do Sul na safra 2014/15. “Nosso objetivo é a sustentabilidade na lavoura no longo prazo através da implantação de alta tecnologia e com o mínimo impacto ambiental, proporcionando maior retorno econômico ao produtor”, destaca Pasqualli.
Semente sustentável
Especializada no desenvolvimento e comercialização de sementes de alta tecnologia, a RiceTec conta com um portfólio que possibilita ao produtor gastar menos água com irrigação e menos defensivos sem afetar a produtividade. “As tecnologias desenvolvidas pela RiceTec permitem que o produtor aumente em 20% a produtividade, utilize 33% menos água e consuma até 20% menos defensivos agrícolas”, afirma o engenheiro agrônomo da empresa, Cyrano Busato.
Outra grande característica da semente comercializada pela empresa é a maior resistência à brusone, principal doença que ataca a cultura. A tecnologia, desenvolvida na sede da empresa, em Porto Alegre, é consequência do cruzamento de duas ou três linhagens parentais distintas, e esse processo consiste na semeadura de faixas intercaladas de linhas macho (doador de pólen) e linhas macho estéril ou fêmeas (receptoras de pólen). Desde a criação de uma nova linhagem e seu lançamento comercial são necessários de oito a 10 anos de intenso trabalho e investimentos.