Seminário aborda comercialização e cultivo de soja em várzea
Outro aspecto enfatizado, especialmente na região da Depressão Central, foi o preparo antecipado do solo.
Mais de 150 produtores da região da Depressão Central do Estado participaram do Seminário Regional de Arroz Irrigado, nessa quarta-feira (22), no Ginásio da Fenarroz, em Cachoeira do Sul. O evento promoveu a difusão de tecnologias e a troca de experiências.
O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Cláudio Pereira, apresentou uma análise do cenário do arroz no Rio Grande do Sul. A crise enfrentada pelo setor, além de questões de mercado e preço, foi destacada pelo dirigente. Pereira apontou para uma crise de mercado, referindo-se também aos custos de produção como a dificuldade principal.
Segundo o presidente, o Governo Estadual gaúcho vem buscando soluções e trazendo medidas de comercialização em apoio aos arrozeiros. "O Governo Federal e o Governo Estadual têm olhado para o setor de forma especial, estudando e analisando alternativas que tragam mais renda ao produtor", afirmou.
O Irga tem uma responsabilidade técnica com o apoio da pesquisa e da extensão rural para levar as principais tecnologias aos produtores. Além da apresentação dos resultados da safra 2010/11 da região, realizadas pelo coordenador regional e o engenheiro agrônomo do Irga de
Cachoeira do Sul, Jaceguay Barros e Patrício Freitas, respectivamente, o encontro contou com palestras sobre Gestão de propriedades arrozeiras e perspectivas de clima.
O cultivo de soja em várzea foi apresentado pelo pesquisador da Estação Experimental do Arroz (EEA) de Cachoeirinha, Anderson Vedelago. O engenheiro agrônomo explicou as principais técnicas de manejo em solos de áreas de várzea e destacou as estratégias adequadas para redução do impacto ambiental. Conforme Vedelago, o cultivo de soja na várzea é uma excelente alternativa para controlar o arroz vermelho.
Outro aspecto enfatizado, especialmente na região da Depressão Central, foi o preparo antecipado do solo. "Neste momento de crise, a soja entra como alternativa de renda ao produtor", ressaltou.
A comercialização de arroz também foi pauta do seminário, apresentada pelo assessor técnico do Irga, João Félix. As políticas públicas e as ações já realizadas foram o foco da palestra. O técnico destacou as articulações do Irga nesse processo junto ao Governo Federal e Governo Estadual.
Para o produtor e proprietário de uma empresa de licenciamento ambiental de Cachoeira do Sul, Gilmar Freitag, o seminário regional promovido pelo Irga é muito importante para reciclagem de conhecimentos e para troca de ideias. "Esses encontros regionais sempre oportunizam uma maior aproximação entre a pesquisa e os arrozeiros. A pesquisa precisa de nós por que estamos no campo", afirmou.