Seminário aborda orizicultura em Paraíso do Sul
evento terá palestras de lideranças regionais e de pesquisadores do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Sensibilizar os produtores para o uso da informação e da tecnologia na lavoura de arroz é o objetivo do seminário “Arroz Irrigado: Ferramentas para gerenciar com qualidade”, que acontece em Paraíso do Sul na próxima terça-feira (29). O evento terá palestras de lideranças regionais e de pesquisadores do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e será no pavilhão da Igreja Evangélica Luterana, com início às 8h.
Durante a programação, o presidente da Cooperativa Sicredi na região Centro Serra falará sobre a situação e perspectivas para o agronegócio. Em seguida, os resultados regionais do Censo da Lavoura de Arroz Irrigado 2006 serão apresentados pelo agrônomo do Irga, Clairton Petry. Já a palestra “O uso da água de irrigação no sistema de cultivo Pré-germinado” será realizada pela pesquisadora Vera Macedo, da equipe de Solos e Água da Autarquia.
Ainda em pauta, a construção de silos e alvenarias, tema da palestra do agrônomo da Emater/Ascar Ricardo Martins. Para finalizar o evento, Valmir Menezes, do Irga, apresenta “Tecnologia: Ferramenta de maximização ou otimização de produtividade?”. O seminário é promovido por Irga, Emater/Ascar, Secretaria de Agricultura e Pecuária de Paraíso do Sul e Sicredi.