Senado promove debate sobre endividamento dos produtores rurais no próximo dia 9 em Porto Alegre
Audiência Pública na Assembleia Legislativa ocorre por iniciativa da senadora Ana Amélia.
Senadores, deputados federais e estaduais, representantes do governo e lideranças do setor estarão colhendo sugestões e discutindo soluções para o endividamento dos produtores rurais. O assunto, destaca a senadora Ana Amélia, é debatido com frequência na CRA e mobiliza de forma permanente os produtores rurais de vários estados.
— Embora algumas conquistas sejam obtidas temporariamente, como renegociações e abatimentos, as dificuldades climáticas e econômicas, bem como a falta de um seguro agrícola abrangente, forçam os agricultores a requisitar novas soluções governamentais — comenta Ana Amélia.
Além disso, acrescenta a senadora, as medidas propostas atualmente pelo governo estão longe de solucionar a questão, pois não tratam o real problema do financiamento rural: a inadimplência. Nos contratos rurais em geral, os encargos de normalidade (aqueles aplicados até a data do vencimento) são inferiores a 12% ao ano, mas os encargos aplicados a partir do vencimento do contrato são muito elevados.
Por conta dessas situações, as dívidas de longo prazo, como custeios prorrogados, investimentos e alongamentos, inclusive relativos ao Pronaf, já chegam a casa do R$ 110 bilhões.
Foram convidados para o debate as seguintes autoridades: Neri Geller, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura; Ireneu Orth, presidente da Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul (Aprosoja); Antonio da Luz, economista da Farsul; Elton Weber, presidente da Fetag; Celso Ricardo Ludwig, coordenador geral da Fetraf-Sul; representante do setor de Agronegócio do Banco do Brasil; o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS); e o deputado estadual Edson Brum (PMDB).
A audiência pública terá transmissão ao vivo pela TV Senado e pela TV Assembleia.