Senar disponibilizará oficinas em Alegrete

A primeira irá abordar a regulagem e manutenção das colheitadeiras utilizadas na produção do grão, orientando o produtor a fim de diminuir as perdas na lavoura.

Um dos principais eventos no calendário da orizicultura gaúcha, a 26ª Abertura Oficial da Colheita de Arroz ocorrerá entre os dias 18 e 20 de fevereiro em Alegrete. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) estará presente, oferecendo oficinas ao público no estande instalado em parceria com o Sistema Farsul e a Federarroz.

Com foco na produção arrozeira, as oficinas irão apresentar parte dos cursos de capacitação desenvolvidos pelo Senar-RS em parceria com os Sindicatos Rurais e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Estado.

Este ano serão oferecidas três oficinas: Máquinas, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Foco Motivacional, todas conduzidas por técnicos da instituição. A primeira irá abordar a regulagem e manutenção das colheitadeiras utilizadas na produção do grão, orientando o produtor a fim de diminuir as perdas na lavoura.

O painel, que ocorre as 9h, 11h30, 14h, e 16h30 será dividido em uma parte técnica, para introdução das informações, e prática, com a utilização de uma máquina para ilustrar as regulagens explicadas, como sistema de corte e sistema de trilha.

A oficina do CAR irá explicar como o produtor pode fazer seu cadastramento a partir do software desenvolvido pelo Governo Federal, que está à disposição para baixar pelo site www.car.com.br. O visitante também será orientado sobre as recentes especificações decretadas pelo Estado a respeito dos Biomas Pampa e Mata Atlântica.

Já a oficina de Gestão com Foco Motivacional irá tratar das ferramentas de gestão e liderança no campo. Entre os pontos apresentados estão o planejamento, o trabalho em equipe e a condução geral da propriedade rural. A atividade ocorrerá nos horários 10h30, 15h, e 17h30.

A Abertura Oficial da Colheita do Arroz é uma oportunidade para reforçar o contato da instituição com o produtor gaúcho. "Trata-se de uma das principais culturas do Estado, que pode avançar muito mais através do conhecimento técnico e do desenvolvimento social.

Em vista disso, assumimos o compromisso de atingir o maior número possível de produtores através de nossas ferramentas de capacitação. Estar presente em eventos como este colabora para alcançarmos tal objetivo". 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter