Senar promove oficinas durante a Abertura da Colheita do Arroz
Senar-RS e Irga promovem nos dias 5 e 6 de março, treinamentos compactos através de oficinas teórico-práticas, sobre secagem de grãos e regulagem básica de colheitadeira automotriz de arroz durante a Festa de abertura da colheita, que acontece em Cachoeirinha.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar-RS, em parceria com o Instituto Riograndense do Arroz promove nos dias 5 e 6 de março, treinamentos compactos através de oficinas teórico-práticas, sobre secagem de grãos e regulagem básica de colheitadeira automotriz de arroz durante a Festa de abertura da colheita, que acontece em Cachoeirinha.
Técnicos do Senar demonstrarão ao público, as práticas de como aperfeiçoar o trabalho da colheitadeira, evitando o máximo de perdas do grão no momento da colheita através do conhecimento dos sistemas de separação de grão, limpeza, corte e alimentação.
Na outra oficina serão apresentados os principais procedimentos e a correta utilização de equipamentos para a secagem de grãos de arroz. Além de uma demonstração prática na própria unidade de beneficiamento e secagem, os participantes poderão esclarecer dúvidas sobre pré-limpeza dos grãos, sistemas de transporte e formas de descarregamento e recebimento do produto. Os horários das oficinas serão às 9h e às 13h30min durante os dois dias, e os participantes receberão certificados disponibilizados pelo Senar.
O destino correto de embalagens vazias de agrotóxicos, bem como a importância da tríplice lavagem das mesmas também será outro assunto que o Senar, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias Inpev e o Irga levarão ao conhecimento dos visitantes do evento.
O Senar também terá sua unidade móvel, onde acontecerão painéis promovidos pela Farsul que estará prestando esclarecimentos aos produtores sobre legislação ambiental, mostrando as implicações que a mesma pode resultar na propriedade rural. Além das oficinas e painéis, os visitantes também poderão conhecer os parceiros e a linhas de produtos disponíveis na Casa Rural Centro do Agronegócio, que estará prospectando negócios para aquisição de insumos de lavoura e pecuária.