Servidores fazem nova manifestação na sede do Irga
(Por SindsIrga) Os servidores do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promoveram outra manifestação na manhã desta quarta-feira (15) na sede da autarquia, em Porto Alegre. Desta vez, a reivindicação é por mais agilidade nos processos administrativos envolvendo o realinhamento salarial, as promoções e o concurso público.
O ato desta quarta-feira realizado pelo Sindicato dos Servidores do Irga (SindsIrga) ocorreu justamente quando da reunião do Conselho Deliberativo na sede do Irga. Vestidos de preto, os servidores deram uma demonstração de união e de descontentamento com a falta de valorização. Já são quase dez anos sem reajuste, com todos os funcionários acumulando tarefas por falta de pessoal.
O secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, conversou com os servidores antes de entrar na reunião. O secretário disse apenas que o realinhamento salarial depende de decisão dos conselheiros do Irga. “Estamos correndo contra o tempo, pois esse realinhamento precisa ser aprovado na Assembleia Legislativa até março do próximo ano. E até agora não temos definição alguma. Queremos a garantia do Governo que o realinhamento salarial será concedido e queremos saber também qual o percentual que será aplicado. Estamos vivendo de promessas há sete anos. Chegou a hora da valorização”, comenta o presidente do SindsIrga, Michel Kelbert.
Durante a reunião, um dos posicionamentos mais firmes em defesa dos servidores partiu do presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz, Rodrigo Machado, que foi enfático sobre a importância de não haver um retrocesso neste momento, pois o tempo é curto, devido à legislação eleitoral.
O sindicato já havia promovido uma manifestação no dia 27 de agosto, quando o secretário Gastal também participou da reunião do Conselho Deliberativo. A SPGG montou um grupo de trabalho para debater a reestruturação do instituto, com representantes de várias entidades ligadas à agricultura, mas sem a participação do SindsIrga.