Setor arrozeiro catarinense perde Donato Lucietti
(Por Planeta Arroz) O setor arrozeiro catarinense perdeu uma de suas referências em pesquisa e extensão rural, o engenheiro agrônomo Donato Lucietti, 60 anos, da Epagri. Lucietti faleceu na madrugada desta quarta-feira, vítima de um AVC sofrido no último domingo. O pesquisador tem vários artigos publicados e fez parte de uma geração que mudou os patamares de produtividade e modernizou o manejo a cultura que tornou Santa Catarina o segundo maior estado produtor de arroz do Brasil. Pesquisadores de todo o país e produtores catarinenses lamentaram a perda e se somaram em solidariedade e votos de pesar aos familiares.
Lucietti será velado na capela mortuária do cemitério Central de Nova Veneza a partir das 10h, e às 14h seu corpo segue para o município de Turvo, sua cidade natal. Engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, e trabalhando a mais de 33 anos no escritório da Epagri em Nova Veneza, Donato é referência em Santa Catarina no estudo da produção de arroz irrigado.
Cidadão honorário de Nova Veneza, em 2021 Donato foi mais uma vez homenageado pela Câmara de Vereadores pelo seu trabalho na Epagri.