Setor arrozeiro gaúcho vai implementar exportações
As entidades definiram ações para elaboração de um contrato piloto de exportação, visando atender demandas do mercado internacional.
Terminou agora há apouco a reunião dos representantes da cadeia produtiva do arroz do Rio Grande do Sul, na sede do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em Porto Alegre. O grupo decidiu encaminhar mecanismos para implementação imediata do projeto de exportação do cereal. As entidades definiram ações para elaboração de um contrato piloto de exportação, visando atender demandas do mercado internacional.
Durante a reunião ficou acertado que os produtores irão formar grupos de exportação. Estes mesmos grupos ficaram responsáveis por coletar amostras do grão, que serão encaminhadas ao Irga. Para abrir este mercado, a intenção inicial é promover a venda de conteineres de cereal em casca. Produtores dos municípios de Uruguaiana e Dom Pedrito já demonstraram a intenção de negociar.
A cadeia produtiva também propôs a realização de leilões para exportação, com incentivos do Governo Federal. Desta forma, o setor quer estimular a venda de arroz beneficiado ao Exterior, agregando valor ao produto e estimulando a exportação.


