Setor produtivo propõe programa para melhorar a renda do orizicultor
Irga, Farsul e Federarroz se reuniram hoje com produtores das regiões da Depressão Central e Planície Costeira Externa.
O Irga em parceria com a Farsul e a Federarroz se reuniram nesta quarta-feira (26), na sede do Instituto, em Porto Alegre, para discutir a elaboração de um projeto para melhorar a renda do produtor. O encontro faz parte de uma sequência de trabalhos já realizados com agricultores das regiões da Zona Sul e Planície Costeira Interna, Fronteira Oeste e Campanha.
Segundo o presidente do Irga, Maurício Fischer, o trabalho e as ideias iniciais já foram aprovados pelo Conselho Deliberativo do Irga e apresentados ao secretário da Agricultura, João Carlos Machado, e às demais entidades do setor produtivo. Serão priorizadas as principais necessidades, onde o setor deverá colocar foco e trabalhar com metas e prazos para atender os objetivos.
A ideia é desenvolver projetos para que pelo menos 30% dos produtores possam armazenar a própria safra, sem ficar na dependência das indústrias locais, podendo inclusive negociar o produto na exportação, por um preço mais atrativo. A discussão resultará na identificação das principais demandas de produção. Foi contratada a empresa Quality Inn para sistematizar e organizar os projetos.
De acordo com Fischer, os resultados deverão ser apresentados e discutidos na segunda-feira (31), durante a 32ª Expointer, que acontece de 29 de agosto a 06 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Participaram da reunião o diretor comercial do Irga, Rubens Silveira, o vice-presidente de mercado da Federarroz, Marco Tavares, o presidente da comissão do arroz da Farsul, Francisco Schardong, conselheiros do Irga e demais representantes de entidades orizícolas.