Simularroz apresenta trabalho sobre produtividade no CBAGRO
Potencial e lacunas de produtividade de arroz irrigado foi tema de trabalhos da equipe
.
Trabalho sobre “Fatores de manejo causam lacunas de produtividade em arroz irrigado no Rio Grande do Sul” foi apresentado hoje, na Bahia, pela equipe SimulArroz.
Hoje, 16/08/2017, a equipe SimulArroz apresentou trabalhos no XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBAGRO) em Juazeiro, Bahia. Foram apresentados dois trabalhos, na forma de banner, sobre a cultura do Arroz irrigado pela estudante de doutorado em Engenharia Agrícola Giovana Ghisleni Ribas da UFSM, integrante da equipe SimulArroz Região Central.
O primeiro trabalho intitulado “Potencial de produtividade de arroz irrigado para cultivares de grupo de maturação médio” apresentou a variação no potencial de produtividade em função da época de semeadura para anos de El Nino, La Nina e Neutros nas seis regiões orizícolas do Rio Grande do Sul. O segundo intitulado “Fatores de manejo causam lacunas de produtividade em arroz irrigado no Rio Grande do Sul” apresentou o potencial e as lacunas de produtividade (YIELD GAP) para o Rio Grande do Sul no ano 2015/2016 e também quantificou a perda de produtividade com o atraso da época de semeadura, que foi de 24 kg/ha/dia. Este tema está em sintonia com a palestra que o Prof. Patricio Grassini, da Universidade de Nebraska-Lincoln, Estados Unidos, vai proferir na próxima segunda-feira, 21/08, em Santa Maria, uma promoção da equipe SimulArroz.
Os resultados destes trabalhos só foram possíveis graças ao apoio da diretoria e dos pesquisadores do IRGA e principalmente do trabalho dos extensionistas do IRGA, a quem a equipe SimulArroz agradece imensamente pela parceria.