SindArroz-SC fala sobre cadeia produtiva do grão em evento da Epagri
(Catarina Bortolotto, SindArroz) Responsável por gerar empregos para mais de 50 mil pessoas em todo o Estado, conforme dados divulgados pela Secretaria da Agricultura de Santa Catarina, a produção de arroz tem forte impacto econômico e social no solo catarinense. Com o intuito de mostrar as perspectivas sobre a cadeia produtiva e a safra 2022/23 – que se encontra praticamente finalizada –, o Sindicado das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) contribuiu com os debates de um seminário promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) nessa segunda-feira, 05.
A ação integra o Projeto Arroz da instituição, que visa melhorar a produção do grão em Santa Catarina por meio de constantes pesquisas. No encontro, o presidente do SindArroz-SC, Walmir Rampinelli, falou um pouco mais sobre a atuação do órgão e as demandas latentes da atualidade. Entre elas, o fortalecimento da aproximação entre produtores e indústria, a possível cobrança de uma diferença na alíquota da tributação que o Governo do Estado deseja em cima do cereal – que ainda se encontra em negociação – e melhorias no Porto de Imbituba.
Essa troca de informações e experiências, conforme destaca Rampinelli, se mostra extremamente importante, pois torna possível olhar para pontos que ainda demandam melhorias dentro da cadeira produtiva. “Temos o papel de representar nossos associados. Por isso, estamos na constante busca de benefícios para todos. Ficamos gratos em poder participar de um momento como este que, com certeza, renderá bons frutos”, afirma.
Na oportunidade, diversos pleitos dos produtores rurais catarinenses também ganharam destaque, por meio da fala do gerente de Compras da indústria Rampinelli Alimentos, Everaldo Vitalli.
Nova cultivar
No fim do encontro, o SindArroz também foi convidado para o lançamento da nova cultivar de arroz irrigado SCSBRS126 Dueto, desenvolvida pela Epagri. O propósito da nova opção, segundo divulgou o órgão, é resistir aos extremos de temperatura, sejam altos ou baixos. A demanda veio dos produtores e promete melhorar ainda mais a qualidade e produtividade nas lavouras.
Sobre o SindArroz-SC
Fundado no ano de 1975, o Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) atua como representante das empresas cerealistas do estado. Com 26 indústrias associadas, a entidade tem como um dos principais objetivos conquistar melhorias para toda a cadeia produtiva do alimento, bem como servir como ponte para beneficiadoras do grão. A rizicultura catarinense é responsável por 15% do abastecimento nacional e geram milhares de empregos no solo catarinense, além de em outras regiões do país.