Sinop terá dia de campo sobre culturas integradas dia 17
Devem ser apresentadas algumas das principais vantagens para a produção integradas das cultivares, adequadas à região.
Cerca de 200 produtores são esperados para a primeira edição do dia de campo Culturas Integradas Arroz, Soja, Feijão e Forrageiras, no próximo dia 17, na área experimental da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistências e Extensão Rural (Empaer), no bairro Alto da Glória. Devem ser apresentadas algumas das principais vantagens para a produção integradas das cultivares, adequadas à região.
Os trabalhos também são desenvolvidos com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Conforme o pesquisador Flávio Jesus Wruk, da área de arroz e feijão, um dos objetivos do dia de campo é discutir algumas características da produção da soja, convencional e transgênica, do arroz em terras altas, das forrageiras tropicais adaptadas a região, como a Brachiara e a brinzantha cv piatã, primeira lançada pela empresa brasileira e protegida pela lei de patentes.
– O cultivo do feijão testado na região e alguns resultados de sua produtividade na safra 06-7 serão apresentados, e também, alguns dos pontos importantes da cultura do arroz, a escolha, escalonamento de plantio e problemas de pós-colheita – disse.
As inscrições podem ser feitas no dia, na estrada Ângela, (Alto da Glória), das 8h às 8h30.
– O intuito é mostrar principalmente ao pequeno produtor a vantagem desta integração, principalmente aquele do feijão. Não há distinção para os participantes e vamos ver se há possibilidade de transporte, para que os moradores da Gleba Mercedes V também possam participar – acrescentou o agrônomo Marcus Damião de Lacerda