Soberanas
A beleza da mulher gaúcha está mais uma vez em evidência no setor arrozeiro, com a presença da rainha e das princesas da 19ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz nos eventos da cadeia produtiva. Natural de São Gabriel, Sharon Cornel Pinto, 17 anos, é a rainha da Abertura Oficial da Colheita, acompanhada das princesas Juliana Barros D’ávila, 16 anos, de Dom Pedrito, e Osyane Pereira Pilecco, 16 anos, de Alegrete.
As soberanas estrearam
nos eventos durante a solenidade de abertura do plantio da lavoura gaúcha. A rainha ganhou uma viagem a Porto Seguro (BA) como prêmio pelo título e as princesas, viagens a Florianópolis (SC).
O gourmet
O gourmet José Galego Tronchoni é presença certa nos principais eventos ligados ao arroz. Seus dois pratos principais, paella campeira e arroz com marreco, estão entre as receitas obrigatórias nas aberturas de colheita, festas e feiras do arroz e os mais diversos jantares realizados pelo Irga, Federarroz ou no litoral norte gaúcho. Tronchoni virou chef de cozinha por acaso. Cozinhar era um hobby de sua família, que reúne sangue espanhol e italiano, mas tornou-se quase uma segunda profissão. Na verdade, Tronchoni é o gerente regional do Irga em Santo Antônio da Patrulha, há décadas responsável pela assistência técnica e levantamentos das lavouras do litoral norte do Rio Grande do Sul. Foi um dos principais responsáveis pela introdução do marreco-de-pequim como alternativa para o controle de pragas e invasoras na lavoura dessa região. Com o gosto pela culinária não precisou muito para tirar o marreco da lavoura e pôr na panela. E quem prova seus pratos agradece!