Sperotto Coelho faz balanço de mandato no Irga

Presidente do Irga deixa o cargo para concorrer a deputado federal. Em seu lugar assume o primeiro presidente que é técnico de carreira no instituto, o agrônomo Maurício Fischer, atual diretor-técnico da autarquia e ex-gerente da Estação Experimental do Arroz.

Pery Sperotto Coelho deixa, nesta sexta-feira, a presidência do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Durante três anos à frente da Autarquia, Sperotto Coelho implantou o Programa Arroz RS. Com mais de 30 projetos nas áreas de comunicação, sócio-economia e pesquisa e extensão, o Programa ampliou a competitividade do arroz gaúcho, tornando viável a lavoura orizícola.

O programa aumentou a produtividade em cerca 24%, superando em 1.500 kg/ha a média do Estado. Mas o aumento não significou preços melhores aos produtores. E pensando nos produtores que essa gestão, em conjunto com as entidades arrozeiras, gesticulou insistentemente junto ao governo federal para a liberação de verbas para a comercialização. Mas era preciso mais.
O Irga lançou no final de 2005, uma campanha para aumentar o consumo de arroz no Brasil. Com meta de aumentar o consumo em 1kg por habitante ao ano no país, a campanha quer melhorar as condições da alimentação da população brasileira e a renda do produtor.

Outro marco histórico para a lavoura de arroz foi à criação dos arranjos produtivos. Os arranjos foram criados para gerar investimento, de maneira setorial e regional, para a Metade Sul do RS.

– Os AP/ARROZ-RS buscam a consolidação da produção do cereal, agregando valor com investimentos em derivados do arroz – frisa o dirigente.

Nesta semana, Sperotto Coelho esteve em Brasília articulando consulta na OMC contra os subsídios norte-americanos aos produtores de arroz. A medida faz parte do projeto estratégico de exportação, encabeçada pelo Irga, para abrir mercados e exportar o arroz gaúcho, diminuindo os excedentes no mercado.

Durante o período que Sperotto Coelho esteve à frente da Autarquia, foram realizados mais de 1.500 eventos, entre roteiros técnicos e dias de campo, em todas as cidades produtoras de arroz do Rio Grande do Sul. Cerca de sete mil pessoas, entre agrônomos, produtores, técnicos e empregados da lavoura, foram treinados e capacitados sobre o manejo integrado da lavoura de arroz.

– Com muita honra representei o Irga e agora retorno para a cadeira de conselheiro – disse Pery Sperotto Coelho, emocionado, enquanto era homenageado pelo Conselho Deliberativo, na reunião número 82 do Conselho e Comissões do Conselho.

Sperotto Coelho é pré-candidato a deputado federal.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter