Sri Lanka vai importar arroz para suportar a seca
Num primeiro momento serão 255 mil toneladas.
O governo do Sri Lanka importará arroz em resposta à seca. O ministro da Indústria e Comércio, Rishad Bathiudeen, está finalizando as ordens de compra de arroz da Tailândia e de Mianmar, de acordo com as recomendações do presidente Maithripala Sirisena e do Comitê de custo de vida do governo, anunciou um porta-voz do Ministério da Indústria e Comércio.
Ele disse que o ministro Bathiudeen teve negociações com as autoridades do arroz na Índia, no Paquistão, na Tailândia e em Myanmar para adquirir lotes de arroz.
O ministério importará 100 mil toneladas métricas de produto beneficiado e 25 mil toneladas métricas de arroz em casca da Tailândia. Cerca de 30 mil toneladas métricas de arroz branco serão importadas de Myanmar e 100 mil toneladas da Índia para assegurar arroz suficiente no mercado, declarou.
Enquanto isso, o primeiro-ministro, Ranil Wickremesinghe, participando de uma cerimônia de inauguração no Templo Sri Mamgalarama em Galnewa, frisou que a seca ameaça a produção de arroz do país. Se a seca continuar, pode reduzir a produção de arroz em 50%.
Fontes do Ministério das Indústrias e Comércio disseram que o Paquistão concordou em fornecer arroz para o Sri Lanka a partir de setembro.
As fontes informaram que os estoques de arroz em armazéns do governo estão sendo retirados para processamento no sentido de enfrentar uma possível escassez.
O arroz beneficiado será vendido a consumidores abaixo do preço de mercado. O ministério espera que 187 mil toneladas métricas de arroz fluam rapidamente no mercado. Com o fornecimento da Índia, haverá 287.000 toneladas métricas por mês. Haverá um excesso de 87.000 toneladas métricas de arroz para consumo, disseram as fontes.


