Tailândia busca cooperação do Vietnã para aumentar preço do arroz

 Tailândia busca cooperação do Vietnã para aumentar preço do arroz

Exportações da Tailândia seguem mais fracas no continente asiático

(AgroDados/Planeta Arroz) Um assessor do ministro da Agricultura disse na quinta-feira que a Tailândia buscaria a cooperação do Vietnã para alavancar o poder de barganha das duas principais nações produtoras de arroz.

Alongkorn Pollabutr, presidente do comitê que dirige as políticas agrícolas 4.0 e presidente do Agritech and Innovation Centre, disse que discutirá os detalhes do plano com o Vietnã em agosto.

Ele revelou o plano de cooperação com o Vietnã enquanto fazia um discurso de abertura na Agritechnica Asia & Horti Asia 2022. No evento, Alongkorn deu as boas-vindas ao vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Vietnã, Tran Thanh Nam, que foi convidado a participar da feira, um empreendimento cooperativo entre o Ministério da Agricultura e Cooperativas da Tailândia e a Sociedade Alemã de Agricultura.

Em seu discurso, Tran agradeceu por recebê-lo e disse que seu ministério buscaria a cooperação do Ministério da Agricultura tailandês em cinco questões: cooperação em segurança alimentar para aumentar o valor das colheitas; cooperação para aumentar a força dos agricultores. Tran disse que a Tailândia tem cooperativas agrícolas fortes e seus produtos Otop são populares, então o Vietnã enviará funcionários para conhecer o trabalho das cooperativas na Tailândia; cooperação para ajudar os agricultores vietnamitas na transição para máquinas agrícolas; formação em conhecimentos agrícolas; cooperação em medidas sanitárias e fitossanitárias (SPS).

Alongkorn disse que o Ministério da Agricultura tailandês está pronto para apoiar o seu homólogo vietnamita nas cinco questões. Tailândia e o Vietnã têm um comitê conjunto para funcionar como um mecanismo para facilitar a cooperação agrícola e SPS entre os dois países. O dirigente considera que o painel conjunto agendaria uma reunião o mais rápido possível para discutir a cooperação em sete questões:

– O lado tailandês buscará a cooperação do Vietnã para cooperar na produção e venda de arroz desde o início até a exportação de arroz com o objetivo de aumentar os preços nos mercados globais para que os agricultores tenham mais renda. Ele insiste que os preços globais do arroz ficaram entre US$ 300-400 por tonelada durante os últimos 20 anos, enquanto o custo tem aumentado.

Acredita que se os dois países cooperarem na produção e exportação de arroz, terão poder de barganha e os agricultores dos dois países superarão sua pobreza.

• A Tailândia pedirá ao Vietnã que apoie o estabelecimento do Asean Rubber Council para desenvolver a indústria da borracha e apoiar os proprietários de plantações e aumentar o poder de barganha dos produtores de borracha da Asean.

• O lado tailandês pedirá ao Vietnã que acelere a permissão para importação de mangas e rambutans da Tailândia depois que os dois lados concordaram em princípio em 2016.

O Ministério da Agricultura e Cooperativas da Tailândia também pedirá ao Vietnã que aprove a exportação de frangos e ovos para o Vietnã depois que os dois lados concordaram em princípio em discutir mais detalhes na próxima reunião do SPS.

• O lado tailandês pedirá ao Vietnã para alocar cotas para caminhões tailandeses para transportar frutas do Vietnã para a China para reduzir as chances de frutas tailandesas apodrecerem.

• O lado tailandês proporá cooperação logística entre Tailândia, Laos e Vietnã no cais de Vung Ang e no cais de Haiphong para abrir mais canais de exportação de frutas e produtos agrícolas tailandeses para a China e outros países.

• A Tailândia também quer enviar funcionários para estudar as operações do One Commune One Product do Vietnã.

• A Tailândia solicitará ao Vietnã que informe o nome de seu ponto de contato o mais rápido possível antes que a próxima SPS possa ser realizada.

Falando a repórteres após o discurso, Alongkorn afirmou que a reunião será realizada de acordo com o quadro de discussão estabelecido pelo ministro da Agricultura Chalermchai Srion, que foi convidado por seu colega vietnamita a fazer uma visita oficial ao Vietnã. Os dois lados ainda não agendaram a visita.

Alongkorn disse que os dois lados concordaram em princípio em discutir essas questões com mais detalhes quando a delegação tailandesa comparecer à feira Agritechnica no Vietnã em agosto.

Ele disse que o Ministério da Agricultura vietnamita prometeu enviar um convite formal ao seu homólogo tailandês em breve.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter