Tailândia confiante e a caminho de cumprir sua alta meta de exportação de arroz
(Por Reuters) A Tailândia está a caminho de exportar 6 milhões de toneladas de arroz este ano devido a um aumento previsto na demanda, anunciou um exportador. Um baht, moeda local, mais fraco, que se desvalorizou cerca de 13% em relação ao dólar este ano, resultou em preços de exportação mais baixos do arroz tailandês, tornando-o mais competitivo em relação aos exportadores rivais, disse Chookiat Ophaswongse, presidente honorário da Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia.
Os preços do arroz quebrado 5% da Tailândia foram cotados em torno de US $ 385 – $ 386 por tonelada na quinta-feira, significativamente mais baixos do que os do mesmo tipo do principal concorrente Vietnã em US $ 425 – $ 430 por tonelada.
Compradores que nos últimos anos preferiram arroz vietnamita, como Malásia, Filipinas e China, começaram a comprar arroz tailandês novamente nas últimas semanas devido aos preços atrativos, aumentando a confiança dos exportadores de que a meta de 6 milhões de toneladas pode ser cumprida, disse ele.
“A taxa de câmbio e os preços domésticos aumentaram a competitividade dos preços de exportação do arroz tailandês”, disse Chookiat à Reuters. “Pelos três meses restantes deste ano, acho que podemos exportar um volume mensal de mais de 700.000 toneladas.”
A Tailândia exportou cerca de 3,7 milhões de toneladas do grão entre janeiro e setembro, menos do que os 4,5 milhões de toneladas do Vietnã embarcados no mesmo período.
Chookiat também acrescentou que as exportações de arroz da Tailândia provavelmente não serão afetadas por enchentes em diferentes províncias, que afetaram apenas uma pequena área de campos de arroz até agora.