Tailândia deve exportar 7,5 milhões de toneladas de arroz

 Tailândia deve exportar 7,5 milhões de toneladas de arroz

Charoen Laothamatas, presidente da TREA: mais variedades

O valor das exportações é estimado em 131 bilhões de baht este ano, ou US$ 4,2 bilhões.

A Tailândia deve exportar 7,5 milhões de toneladas de arroz este ano, chegando ao segundo ano consecutivo em que seus embarques estarão abaixo das 10 milhões de toneladas já atingidas no passado. Isso ocorrerá devido ao fortalecimento cambial da moeda local, o baht (THB $ 31,02 = US $ 1,00) , diminuição da competitividade e baixa oferta por causa da seca generalizada que afetou sua última colheita.

Keerati Rushchano, diretor-geral do Departamento de Comércio Exterior, disse que 3,17 milhões de toneladas do total serão arroz branco, enviado principalmente para as Filipinas, Angola, Benin, Camarões e China, com arroz parboilizado representando 2,23 milhões de toneladas e o hom mali tailandês, 1,1 milhão de toneladas. O restante é arroz glutinoso e outros tipos de grãos. 

O valor das exportações é estimado em 131 bilhões de baht este ano, ou US$ 4,2 bilhões.

O departamento divulgou nesta sexta-feira que a Tailândia embarcou 7,58 milhões de toneladas em 2019, captando 131 bilhões de baht, 32% e 25%, respectivamente. 

O maior mercado de exportação foi o Benin, que importou 1,07 milhão de toneladas de arroz tailandês, seguido pela África do Sul com 730.000 toneladas e pelos EUA com 560.000 toneladas.

Keerati disse que a forte queda nas exportações no ano passado decorreu do forte baht, que elevou os preços do arroz tailandês acima dos preços dos concorrentes.

A China também passou de importador para exportador de arroz, drenando seus enormes estoques de 120 milhões de toneladas e reduzindo a participação do mercado tailandês na África.

Keerati disse que a Tailândia não possui diversidade de variedades de arroz para competir no mercado mundial. O governo criou um painel que inclui representantes do Departamento de Arroz, da Associação Tailandesa de Exportadores de Arroz, da Associação Tailandesa de Indústrias de Arroz e de agricultores para desenvolver variedades de arroz de textura macia que são populares no mercado global.

Como os gostos dos clientes mudaram, o governo quer desenvolver grãos de textura macia, como Kor Khor 79, com boa qualidade e alto rendimento. As autoridades também querem que o arroz concorra no segmento de preço mais baixo.

"O plano de desenvolvimento será concluído o mais rápido possível, esperamos que em maio", disse Keerati.

Charoen Laothamatas, presidente da Associação Tailandesa de Exportadores de Arroz (TREA), disse que a Tailândia comercializa as mesmas variedades de arroz há 30 anos e precisa de uma seleção mais diversificada para lidar com a demanda do mercado e o comportamento do consumidor.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter