Tailândia deve ultrapassar o Vietnã como o segundo maior exportador mundial de arroz
(Por Planeta Arroz) A Tailândia está a caminho de ultrapassar o Vietnã como o segundo maior exportador de arroz do mundo este ano, de acordo com a Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia (TREA). A Índia lidera a lista de exportadores de arroz nos primeiros 10 meses com 17,06 milhões de toneladas, enquanto a Tailândia é a segunda com 6,02 milhões de toneladas, informou o TREA na quinta-feira (8 de dezembro).
O Vietnã, que era o segundo maior exportador mundial no ano passado, foi empurrado para o terceiro lugar com 6,01 milhões de toneladas. Paquistão e Estados Unidos estão em quarto e quinto lugares, com 3,4 e 1,9 milhões de toneladas, respectivamente.
A lista dos maiores importadores de arroz até agora este ano é liderada pelo Iraque com 1,3 milhão de toneladas, seguida pela África do Sul (0,64 milhão), Estados Unidos (0,54 milhão), China (0,53 milhão) e Benin (0,3 milhão), sempre em base beneficiado.
A TREA acrescentou que, em outubro, a Tailândia exportou 0,79 milhão de toneladas de arroz no valor de 13,97 bilhões de baht, alta de 24,7% e 20,5% em relação ao mês anterior, respectivamente.
Ela projeta exportações em novembro de 0,8 milhão de toneladas, com alta em dezembro devido à demanda durante os feriados de Natal e Ano Novo. A TREA está confiante de que as exportações totais de arroz da Tailândia este ano atingirão a meta de 7,5 milhões de toneladas, significativamente maior do que o total do ano passado de 6,12 milhões de toneladas.
Os maiores mercados de arroz da Tailândia são Iraque, África do Sul, Estados Unidos, China, Benin, Japão, Senegal e Angola.