Tailândia eleva a meta de exportação de arroz
(Por Planeta Arroz) A Tailândia planeja exportar 7,5 milhões de toneladas de arroz este ano, acima da meta anterior de 7 milhões de toneladas, graças ao aumento da produção e um baht fraco em meio à insegurança alimentar global e as restrições impostas às exportações da Índia, o maior fornecedor global do grão.
A porta-voz do governo tailandês, Rachada Dhnadirek, disse em comunicado que o país exportou 4,09 milhões de toneladas de arroz nos primeiros sete meses de 2022, um aumento de 54% em relação ao ano anterior. Ela observou que o clima favorável impulsionou a produção de arroz, enquanto um baht fraco manteve os preços do arroz tailandês competitivos. A moeda tailandesa estava pairando perto de seu nível mais fraco em mais de 15 anos em relação ao dólar americano. A decisão da Índia em cortar as vendas externas de quebrados de arroz e criar uma sobretaxa de 20% sobre os grãos, exceto basmati e parboilizado, impulsionaram a expectativa de alta tailandesa.
Ainda segundo a porta-voz, que o Ministério do Comércio espera uma produção de arroz em casca de 26,92 milhões de toneladas na safra 2022-2023, um aumento de 2,09% em relação ao ano anterior. A Tailândia é atualmente o terceiro maior exportador de arroz do mundo, depois da Índia e do Vietnã. A demanda por arroz aumentou à medida que os países buscam garantir a segurança alimentar e substituir o trigo e o milho na indústria de ração animal