Tailândia exportará 1 milhão de toneladas adicionais de arroz para a China

 Tailândia exportará 1 milhão de toneladas adicionais de arroz para a China

A Tailândia é a segunda maior exportadora de arroz do mundo

O ministro da Agricultura e Cooperativas diz que pretende aumentar as exportações de arroz tailandês para a China em mais 1 milhão de toneladas..

Chalermchai Sri-on, ministro da Agricultura e Cooperativas da Tailândia anunciou que  uma segunda lista de plantas industriais de arroz tailandesas obtiveram aprovação para estabelecer fornecimento para a China, com autoridades do gigante asiático comprometendo-se a finalizar o registro do esquema de importação do país o mais rápido possível.

O ministro Chalermchai confirma um aumento da demanda chinesa, logo após uma reunião com o vice-ministro da Administração Geral da Alfândega da China, Zhang Jiwen.

“O arroz exportado da Tailândia ganhou enorme popularidade na China. Anteriormente, submetemos o primeiro lote de indústrias para consideração do GACC com base na qualidade do produto e em seu padrão de segurança, e 49 exportadores receberam aprovação, incluindo grandes fabricantes e PMEs.”

O compromisso da China de considerar uma segunda lista de fabricantes de arroz é visto como um desenvolvimento positivo, que pode levar a um milhão adicional de toneladas de arroz tailandês – avaliado em cerca de 27 bilhões de baht – sendo exportado para a China.

Chalermchai diz que os dois ministros também discutiram a possibilidade de a China importar produtos agrícolas adicionais da Tailândia, incluindo carne de porco congelada, gado vivo, tapioca e frutas processadas.

“Também discutimos a possibilidade de exportar frutas através do recém-inaugurado posto fronteiriço de Dongxing, que os exportadores tailandeses podem usar para transportar convenientemente seus produtos por terra. O posto de controle está localizado a apenas 150 metros do mercado agrícola de Mong Cai. As autoridades do GACC reconheceram nossas ofertas e prometeram elaborar acordos que favoreçam os dois países o mais rápido possível.”

A Tailândia é o segundo maior exportador de arroz do mundo, atrás da Índia, mas está vendo suas vendas reduzirem nos dois últimos anos por causa das melhores safras entre os seus clientes tradicionais. Essa é a razão do esforço de vendas para a China.  (Com agências internacionais)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter