Tailândia: forte queda das exportações de arroz em 2012

Segundo a Associação dos Exportadores de Arroz da Tailândia, o motivo para a queda foram os preços pouco competitivos do grão, já que o governo do país tem comprado boa parte da produção doméstica a preços mais baixos do que os praticados no mercado.

As exportações de arroz da Tailândia caíram 38% em abril ante o mesmo período do ano passado, para 591.081 toneladas. Se comparadas ao mês de março, os embarques recuaram 1,4% e estão bem abaixo da média normal de 1 milhão de toneladas. Segundo a Associação dos Exportadores de Arroz da Tailândia, o motivo para a queda foram os preços pouco competitivos do grão, já que o governo do país tem comprado boa parte da produção doméstica a preços mais baixos do que os praticados no mercado. As exportações de arroz parboilizado caíram 36% em abril na comparação com o mesmo período do ano passado, para 307.103 toneladas.

Em relação ao mês de março, no entanto, subiram 15%. Os embarques de arroz do país têm caído há oito meses consecutivos. Os compradores estão aproveitando preços mais baratos de países como Índia, Vietnã e Paquistão. Em 2011, a Tailândia exportou um recorde de 10,6 milhões de toneladas frente às 9,0 milhões de toneladas de 2010.

1 Comentário

  • Unico País não tem problemas com quedas nas suas exportações de ARROZ e o BRASIL, e os Maiores produtores Mundiais estão tendo quedas nos seus volumes de exportações ARROZ em baixa e os preços inferiores aos nossos praticados no Brasil. Mas somos unico que bate recordes a cada Ano , segundo FEDEARROZ, através do sr. Renato Rocha, inclusive diz que o preço ideal seria de R$ 30,00 assim pode pagar 20% da dividas contraidas os Arrozeiros, so que para industria exportar nao consegue preços em condições de suprir os custos envolventes nas operações, e a taxa de dollar sozinha não e suficiente a suprir o básico necessário de ganho. Arroz exportação deveria estar US$ 620,00 tonls. Fob Porto Rio Grande, todos ganhariam Industria,produtor- e todos satifestos. tem preços inferiores ao nosso com certeza.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter