Tailândia limpa estoque histórico de 16,9 milhões de toneladas de arroz

 Tailândia limpa estoque histórico de 16,9 milhões de toneladas de arroz

Estoques gigantes foram criados na esperança de aumentar preços internacionais

Volume era remanescente de programa que gerou crise interna e derrubou governo.

O Departamento de Comércio Exterior chegou a sua missão de liberar 16,91 milhões de toneladas de estoques de arroz da Tailândia, acumulados em um programa de retenção das exportações patrocinado pelo governo tailandês entre 2011 e 2014. O fracasso deste programa levou a protestos que acabaram gerando um golpe militar que derrubou o governo tailandês.

Adul Chotinisakorn, diretor-geral do departamento de armazenamento de estoques subestatais de arroz do governo da Tailândia anunciou que as vendas renderam um total de 146,17 bilhões de baht. Das 16,91 milhões de toneladas, 12,2 milhões foram de arroz comestível, para consumo humano, com os demais grãos não comestíveis sendo direcionados para rações e de baixa qualidade para a produção de biocombustíveis.

Adul afirmou que, além das vendas bem-sucedidas de arroz, o departamento também economizou 93,6 bilhões de baht em despesas com estocagem e e gerenciamento do produto.
O Estado perdeu cerca de 1,8 bilhão de baht por mês, ou cerca de 60 milhões de baht por dia, em armazenar estoques de arroz estatais, até em razão de problemas estruturais dos armazéns utilizados.

"Todas as despesas foram pagas com o dinheiro dos contribuintes", disse ele.

O departamento está programado para avaliar os resultados das vendas estaduais de arroz ao conselho de auditoria do Ministério da Fazenda na próxima semana.

O departamento encerrou o estoque histórico com um leilão final de 267.300 toneladas de arroz para alimentação animal e uso em produção de energia no final de agosto. Desde que o atual governo assumiu o controle do país, o departamento organizou 32 leilões de arroz e vendeu 25.000 toneladas sob contratos de governo para governo, para a Indonésia. No total, o departamento vendeu 16,91 milhões de toneladas no valor de 146,17 bilhões de baht.

Em 7 de setembro de 2018, a Tailândia já havia exportado 7,65 milhões de toneladas do grão, um aumento de 0,8% em relação ao ano anterior, com um valor de exportação de US $ 3,85 bilhões (127 bilhões de baht), maior em 17,1%.

Adul disse que o governo está otimista em conseguir alcançar 11 milhões de toneladas de embarques de arroz este ano, prevendo que as opções de até 900 mil toneladas por mês para a restante de 2018.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter