Tanzânia planeja aumentar a produção anual de arroz para 4,5 milhões de t.
Objetivo deve ser alcançado até 2030 e tem o suporte da China.
A Tanzânia divulgou nesta quinta-feira um plano para aumentar a produção anual de arroz dos atuais 2,2 milhões de toneladas para 4,5 milhões de toneladas até 2030.
Mathew Mtigumwe, Secretário Permanente do Ministério da Agricultura da Tanzânia, revelou o plano durante a reunião realizada na região de Morogoro, na Tanzânia Oriental, para preparar a Segunda Estratégia Nacional de Desenvolvimento do Arroz.
De acordo com ele, o ministério trabalhará de forma colaborativa com as partes interessadas para garantir que a produção de arroz seja aumentada para 4,5 milhões de toneladas até 2030 dos atuais 2,2 milhões de toneladas.
Mtigumwe ressalta que a Tanzânia é um dos primeiros países do grupo na Coalizão para o Desenvolvimento do Arroz Africano e que a estratégia de produção de arroz também será realizada com o apoio da coalizão.
"Nós nos beneficiamos recebendo fundos do Banco Mundial, do Banco Africano de Desenvolvimento e da Agência de Cooperação Internacional do Japão para apoiar o desenvolvimento da agricultura, incluindo o arroz", afirmou.
Mtigumwe observou que o arroz é um dos alimentos básicos mais importantes do país.
"Como o consumo de arroz vem aumentando rapidamente ano a ano, a produção doméstica não consegue acompanhar essa demanda".
"Como resultado, a Tanzânia é forçada a importar para manter uma oferta adequada. Portanto, pode-se dizer que o aumento da produção é uma importante agenda para a segurança alimentar nacional", assegurou a autoridade.
Joseph Lubiloh, Diretor de Mecanização e Desenvolvimento de Irrigação, disse que para alcançar o plano, o ministério formou uma força-tarefa especial que trabalhará de perto para garantir que a meta seja atingida.
Segundo ele, a estratégia se concentrará em aumentar a competitividade e melhorar a cadeia de valor pós-colheita dos pequenos produtores .


