Preços do arroz no Vietnã atingiram a maior alta de dois meses e meio
(Planeta Arroz*) Os preços de exportação de arroz do Vietnã subiram aos maiores valores em dois meses e meio na quinta-feira, já que o aumento da demanda doméstica elevou os custos de aquisição, enquanto fortes chuvas nos principais estados produtores de arroz indianos levantaram preocupações com relação ao resultado das safras do país, que até agora prevê um recorde. O arroz com 5% de quebrados do Vietnã <RI-VNBKN5-P1> subiu para a faixa de $ 425 – $ 430 por tonelada, a maior desde meados de julho, a partir dos $ 415 – $ 420 praticados uma semana antes.
A demanda doméstica está aumentando à medida que o governo vietnamita compra o arroz diretamente dos agricultores dentro de um programa nacional para elevar as reservas nacionais, o que se traduz em taxas domésticas mais altas, disseram os traders. A atividade de exportação, no entanto, permanece moderada, acrescentaram.
As exportações de arroz do Vietnã nos primeiros nove meses deste ano caíram 9,5% em relação ao ano anterior, para 4,5 milhões de toneladas, de acordo com dados do governo. As exportações em setembro estão estimadas em 530 mil toneladas.
Enquanto isso, os preços de exportação do arroz indiano caíram com o peso de uma rúpia, moeda local, mais fraca, embora as fortes chuvas no país tenham levantado preocupações sobre a produção final da safra básica. A variedade parboilizada com 5% de quebrados da Índia, principal exportador global <RI-INBKN5-P1>, caiu para US $ 358 a US $ 363 por tonelada de uma faixa de US $ 360 a US $ 365 na semana passada.
“Os estados do leste e do sul têm recebido fortes chuvas nos últimos dias. Isso pode prejudicar a safra de arroz semeada antecipadamente”, disse um exportador baseado em Kakinada, no estado sulista de Andhra Pradesh.
Enquanto isso, a variedade de arroz branco com 5% quebrados da Tailândia <RI-THBKN5-P1> foi cotada em US $ 385 a US $ 386 por tonelada, em comparação com US$ 380 a US$ 386 na semana passada. Negociantes internacionais sediados em Bangcoc disseram que a demanda melhorou um pouco, mas o alto custo do frete continua sendo um obstáculo para as exportações. “Muitos negócios foram adiados devido ao alto custo do transporte internacional”, revelou um trader.
Em Bangladesh, os preços internos do arroz permaneceram altos, apesar das safras recordes de verão e das pesadas importações. Bangladesh, que é tradicionalmente o terceiro maior produtor de arroz do mundo, emergiu como um grande importador do grão devido aos estoques esgotados e aos preços locais recordes depois que inundações repetidas devastaram suas safras nos últimos anos. (*Com agências internacionais)