Taxas de frete de contêineres da África Ocidental sobem em meio ao forte fluxo de volumes de arroz

 Taxas de frete de contêineres da África Ocidental sobem em meio ao forte fluxo de volumes de arroz

(Por Platts) As taxas de frete de contêineres do subcontinente indiano para a África Ocidental aumentaram em meio ao movimento de arroz em grandes volumes nesta rota desde meados de novembro, disseram fontes ao S&P Global Commodity Insights. Fontes acrescentaram que as taxas mais fortes provavelmente continuarão até janeiro de 2025 e podem levar a uma mudança para remessas em massa de contêineres.

“As taxas de frete dos mercados do leste [índio] até os mercados da África Ocidental, como Cotonou, subiram 22% em novembro em relação a outubro”, segundo uma fonte.

As taxas de frete para destinos da África Ocidental a partir do porto indiano de Vizag estavam em US $ 1.900 / TEU em outubro, e aumentaram para US $ 2.400 / TEU para Cotonou e Lome para o embarque de dezembro, acrescentaram fontes.

Embora o frete de contêineres para outras rotas comerciais tenha diminuído durante a temporada de férias, o frete local do subcontinente indiano para a África Ocidental aumentou devido ao fato de ser a alta temporada de movimento do arroz.

Fontes de navegação na índia relataram uma escassez de espaço em navios para mover arroz e máquinas para a África Ocidental, com navios menores empregados para os serviços índia-África exacerbando a crise espacial.

“Os navios são menores em comparação com outras rotas comerciais, e o arroz é pesado, então o espaço é restrito”, disse uma fonte. “Tanto os portos indianos quanto os africanos geralmente lidam com embarcações menores, devem ser cerca de 6.000 a 7.500 navios do TEU.”

As taxas de contêineres de 20 pés e 40 pés para a África Ocidental aumentaram como resultado, com os participantes dizendo que o frete de contêineres para a região da África Ocidental ainda está no lado mais alto em US $ 3.600 a US $ 4.000 / FEU para embarque em dezembro.

“Eu mudei carga no mês passado no mesmo nível que estamos vendo agora, então podemos ver que as taxas da África Ocidental estão estáveis em níveis elevados, ao contrário de outras regiões que estão vendo um declínio”, disse um carregador.

Impacto nos contratos existentes

Com a África Ocidental sendo um mercado sensível aos preços, os exportadores disseram que o aumento das taxas de frete está atualmente afetando os negócios e é provável que novos negócios mudem em parte para quebrar o baluarte das embarcações conteinerizadas.

O aumento do frete de contêineres afeta principalmente as micro, pequenas e médias empresas, que geralmente são negociadas usando navios em contêineres.

“Os jogadores menores estão em desconforto, pois não preferem os navios breakbulk. O descarregamento de carga nos portos de destino das embarcações de breakbulk leva tempo, já que o carregador superior recebe sua carga primeiro e a carregadeira inferior sairia mais tarde”, disse um exportador.

O exportador acrescentou que, se o spread entre a granel e o contêiner aumentasse mais de US $ 30 / mt, os exportadores teriam que escolher breakbulk.

Fontes disseram que os compradores não estariam interessados em negociar em níveis mais altos, e o aumento no frete de contêineres provavelmente será suportado pelos exportadores.

Os participantes do mercado esperam que as taxas de contêineres para a África Ocidental permaneçam firmes até janeiro de 2025.

Preços suaves apesar dos altos fretes

Apesar do aumento das taxas de frete, o mercado de 5% pasto permaneceu fraco em meio à alta pressão de oferta da nova safra.

A Platts avaliou PB 5% STX em US $ 4444 / mt FOB Dec. 4, para baixo em $10/mt na semana e $50/mt a partir de outubro.

Prevê-se que o país exporte 20,5 milhões de toneladas de arroz na campanha de comercialização de 2024-25 (outubro-setembro), um aumento de 42,36% ano a ano, de acordo com dados da S&P Global Commodity Insights.

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