Temporal suspende programação desta quarta na Abertura da Colheita do Arroz
Temporal danificou área de exposição e estandes e dificultou o acesso aos experimentos, uma nota triste face ao imenso desafio dos organizadores.
A organização da 31ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz precisou cancelar toda a programação prevista para a tarde desta quarta-feira devido a um forte temporal que atingiu a Estação Experimental do Arroz de Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado. A tempestade atingiu toda a região do município de Capão do Leão, onde está sendo realizado o evento.
A programação volta à sua normalidade amanhã, quinta-feira, dia 11 de fevereiro, quando acontecerá o ato simbólico inaugural da colheita do arroz no Brasil pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, acompanhado por autoridades estaduais, federais e setoriais.
A programação da tarde desta quarta-feira trataria de mercados do arroz.
Com a tempestade e a ventania, vários estandes desabaram, cadeiras foram parar nas estradas e a estrutura de recepção foi derrubada. Equipes de apoio da Federarroz, Embrapa e das empresas privadas e públicas estão trabalhando, mesmo com chuva, para dar condições de continuidade para a programação prevista para esta quinta-feira.
"Foram momentos muito preocupantes. A gente via os estandes caindo, lonas, material de publicidade, cadeiras e mesas de plástico voando", afirmou um visitante.
A nota é triste, uma vez que houve um grande esforço dos organizadores para a realização de um evento que exigiu alto grau de comprometimento não apenas com as questões setoriais, mas com a segurança sanitária das pessoas envolvidas.
Apesar dos danos, as informações iniciais dão conta de que ninguém se feriu.