Tendências de consumo no mercado de fertilizantes serão discutidas em São Paulo

 Tendências de consumo no mercado de fertilizantes serão discutidas em São Paulo

Gesso tem sido um insumo importante para o desenvolvimento de plantas

Empresas nacionais como a SulGesso, detentora da maior reserva de sulfato de cálcio no Sul do Brasil, projeta crescimento de 40% nas vendas.

Um dos maiores produtores mundiais de grão também é um dos maiores consumidores de fertilizantes do planeta. Atualmente, o Brasil ocupada a quarta posição nesse ranking, atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos. Para discutir as tendências de consumo deste valioso mercado, as maiores compradoras e produtoras de fertilizantes da América Latina estarão reunidas, de 22 a 24 de janeiro, em São Paulo, na Conferência Fertilizer Latino Americano 2018.

O evento anual é considerado pelo setor uma grande plataforma de networking para representantes da indústria de fertilizantes em toda a América Latina, inclusive para as empresas nacionais. Uma delas é a SulGesso S.A, empresa catarinense que é detentora da maior reserva de sulfato de cálcio no Sul do Brasil, localizada no município de Imbituba, distante 90 km de Florianópolis. A industrialização e comercialização de insumos para a agricultura na empresa começou a partir dos anos 2000, após a aquisição de depósitos com 5 milhões de toneladas de fosfogesso junto a Petrobrás Gás S.A (GASPETRO). Anos depois, a empresa catarinense surpreendeu o mercado agrícola ao lançar o primeiro fertilizante mineral granulado a base de sulfato de cálcio com alta concentração de enxofre e cálcio solúveis.

Em 2017, a SulGesso atingiu um crescimento de 30% nas vendas em relação a 2016, para este ano os executivos da empresa esperam superar essa marca. “A necessidade de um solo cada vez mais bem nutrido e equilibrado tem ajudado na conquista de novos mercados e, especialmente, na comercialização de sulfato de cálcio granulado e sulfato de cálcio seco. Para este ano, a nossa projeção de crescimento é de 40% nas vendas.”, afirma o diretor presidente da SulGesso, Manoel Ferreira.

De acordo com a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), há mais de duas décadas o mercado de fertilizantes cresce em média 5,5% ao ano no Brasil. Na Fertilizer, a empresa do seu Manoel estará ao lado de outras gigantes do setor, onde todos tentaram identificar e antecipar as principais necessidades do mercado latino-americano. “Um evento que reúne os principais tomadores de decisão, seja na fabricação ou na venda de fabricantes, é um ambiente ideal para adquirir informações sobre o panorama do setor da indústria no Brasil e na América do Sul. Além disso, pretendemos viabilizar novas oportunidades de negócio no ramo e apresentar a cidade de Imbituba para potenciais investidores internacionais”, revela Ferreira.

A SulGesso, que também se dedica a comercializar produtos in natura, exportou para a China em 2014, aproximadamente 700 mil toneladas de óxido de ferro, totalizando 14 navios do produto. Esta operação comercial impulsionou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do município, que aumentou 27,38% no período segundo dados do IBGE. “Fizemos estudos e hoje utilizamos como matéria-prima o que era encarado como lixo. Assim, estamos resolvendo um problema da cidade ao mesmo tempo em que geramos renda e empregos”, explicou Ferreira.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter