Terraços de arroz serão reabertos aos turistas em dezembro nas Filipinas
Banaue é predominantemente uma cidade turística onde 98% das empresas dependem dos visitantes, disse Dulawan.
O governo de Banaue ainda não quantificou as perdas suportadas por pequenos negócios, como hospedarias e artesãos, em dois anos de quarentena, disse Dulawan, um médico, no escritório do Departamento de Turismo da Cordilheira em Baguio.
Até o momento, mais de 40% dos residentes de Banaue receberam uma dose, enquanto mais de 30% foram totalmente vacinados.
“A preferência é que 70% da população de Banaue, de 20.652 no censo de 2020, sejam totalmente vacinados”, antes que o município permita que até 200 visitantes por semana visitem novamente os terraços mais fotografados em Ifugão, disse o prefeito.
No entanto, o governo pode considerar uma “reabertura piloto” mesmo que 70% represente pessoas que receberam pelo menos uma aplicação. “Idealmente, uma injeção oferece proteção de cerca de 67%”, disse Dulawan.
Os terraços Bangaan e Batad de Banaue fazem parte dos terraços coletivos de arroz Ifugao que foram declarados patrimônio mundial. Os terraços, que foram escavados nas montanhas há séculos, são famosos por seus sistemas de irrigação e reciclagem de água indígenas, mas sofisticados.
Em 2019, Ifugao atraiu a maioria dos turistas estrangeiros da Cordilheira que viajavam para Banaue, os terraços nos municípios de Mayoyao e Hungduan e os terraços de arroz Nagacadan na cidade de Kiangan. (*Com agências)