Trabalhadores do arroz fecham acordo coletivo
Os mais de 1,6 mil trabalhadores de Criciúma e região obtiveram 10,50% de reajuste sendo 7,16 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor INPC) e 3,34% de ganho real em todos os salários.
Após dois meses de debate foi fechado o acordo coletivo de trabalho entre o Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação e o Sindicato da Indústria do Arroz. Os mais de 1,6 mil trabalhadores de Criciúma e região obtiveram 10,50% de reajuste – sendo 7,16 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC) e 3,34% de ganho real em todos os salários.
O abono de férias passa de R$ 500 para R$ 560. A data-base é maio e os valores serão pagos de forma retroativa, juntamente com a folha de pagamento do mês de julho de 2013.
“Após uma negociação longa e apesar das resistências não abrimos mão de garantir ganho real e uma renda que possa manter a qualidade de vida e dignidade para os trabalhadores. Foi um acordo significativo com um bom aumento real mantendo a média de anos anteriores, mas sempre com avanços”, avaliou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e Região (Sintiacr), Célio Elias.