Turra vai propor escambo de arroz com produtos da Nigéria

O Deputado Federal e ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra, vai acompanhar o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luis Fernando Furlan, em missão à Nigéria.

A antiga prática de escambo será sugerida na missão diplomática que o deputado federal Francisco Turra (PP/RS) fará à Nigéria, a partir de domingo.

– Minha proposta será de um intercâmbio comercial com o arroz produzido no Rio Grande do Sul, reconhecidamente de qualidade, com produtos de áreas vinculadas ao petróleo nigeriano – antecipa o ex-ministro da Agricultura. Turra integrará a comitiva de 23 pessoas, lideradas pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.

Ao analisar o perfil econômico da Nigéria, Turra prevê boas possibilidades de negócios por meio da compra de petróleo, pelo Brasil, numa permuta com o arroz para os nigerianos.

– É uma nação rica em petróleo, mas que precisa alimentar mais de 115 milhões de pessoas, e arroz é alimento indispensável para uma boa dieta alimentar – acentua.

O perfil econômico nigeriano aponta uma grande dependência do setor petrolífero, responsável por 20% do PIB, 95% das receitas de exportação e cerca de 65% das receitas orçamentais. Em contrapartida, a agricultura, em grande parte de subsistência, não acompanhou o rápido crescimento da população. O resultado leva a Nigéria a importar alimentos, enquanto o Brasil amplia, a cada mês, sua participação no mercado externo.

A comitiva partirá de São Paulo, no dia 7 de agosto, em avião da Força Aérea Brasileira. Tão logo chegar a Abuja, manterá reunião na residência da Embaixada do Brasil. Na segunda-feira, 8, a missão começará a participar de seminários multi setoriais, com a presença de ministros nigerianos. O retorno ao Brasil ocorrerá na manhã do dia 10.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter