UCR faz campanha pelo consumo na Depressão Central gaúcha
Mais antiga entidade de arrozeiros do Rio Grande do Sul promove ações para incentivar o aumento do consumo de arroz, numa prévia da 14ª Fenarroz.
A União Central de Rizicultores (UCR), associação mais antiga de arrozeiros gaúchos e que congrega produtores de Cachoeira do Sul, Novo Cabrais, Cerro Branco e outros municípios da Depressão Central gaúcha, está em campanha pelo aumento do consumo de arroz na região. A UCR, que completará 68 anos em 2006, desencadeou um conjunto de ações em parceria com a Sala de Agronegócios do Banco do Brasil, Cooperativa Agrícola Cachoeirense Ltda (Coriscal) e outras instituições ligadas ao agronegócio na região.
Segundo o presidente da UCR, Gilmar Freitag, que também é vice-presidente da Federarroz, no próximo final de semana será encartado no Jornal do Povo, diário da região, uma publicação especial com receitas de pratos com arroz dos principais restaurantes de Cachoeira do Sul, além de outras informações nutricionais e funcionais a respeito do cereal.
– Esta é uma terceira etapa. A primeira foi uma visitação aos restaurantes solicitando que incrementassem as receitas com arroz, afinal Cachoeira do Sul é a Capital Nacional do Arroz e estará realizando a 14ª Fenarroz este ano lembrou Freitag.
O resultado desta primeira etapa de contatos com os restaurantes pode ser constatada em Cachoeira do Sul. Novos pratos do simples ao requintado com arroz foram incluídos nos cardápios. Outras variedades de arroz, como japônico, arbóreo e selvagem passaram a freqüentar os bufês ou menus dos restaurantes. Destacam-se, além dos tradicionais pratos quentes, saladas com arroz e pratos doces.
A segunda etapa da ação foi a publicação, também no Jornal do Povo, de uma reportagem fotográfica do fotógrafo Robispierre Giuliani, a partir de pratos com arroz especialmente elaborados pelos restaurantes cachoeirenses com marcas de arroz da indústria local.
– Foi um momento especial, pois o jornal tem grande penetração regional e os consumidores puderam ver as maravilhas gastronômicas que se pode fazer com o arroz, um produto nutritivo, que só faz bem à saúde.
O gerente comercial do Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, Márcio Vieira da Cunha, explica que a empresa entrou como parceira nestas ações pelo aumento do consumo do arroz dentro de uma visão comunitária que sempre pautou os 77 anos de história na imprensa regional.
– Há uma grande identificação do Jornal do Povo com a orizicultura, que é a alavanca da economia regional frisou.
Segundo ele, esta nova ação não se resume a publicação das receitas, mas é mais um chamado para que a população regional tenha conhecimento de pratos deliciosos com arroz que podem ser degustados nos restaurantes locais ou, mesmo, preparados em casa.
A UCR planeja desenvolver outras ações em parceria com empresas do agronegócio de Cachoeira do Sul até a Fenarroz com o objetivo de difundir os valores nutricionais e funcionais do arroz. Segundo Freitag, a preocupação do setor não é apenas com o aumento de consumo para equilibrar preços, mas reverter algumas opiniões equivocadas e desmentidas pelas pesquisas de que o arroz engorda ou é prejudicial à saúde.
– Pelo contrário. Cada vez mais os nutricionistas e pesquisadores revelam que o arroz é um produto que só faz bem à saúde frisou.