UFSM lança livro com contribuições da pesquisa em soja em áreas de arroz
Live com Enio Marchesan (UFSM), Sérgio Silva (Basf), Guilherme Cassol (pipeBR), Lucas Coelho e Gabriel Donato (UFSM) acontece neste dia 14, às 19h no Facebook e Youtube.
Que a soja chegou para ficar nas terras de arroz, não é novidade. Mas, apesar de alguns princípios consolidados – como a macro e a microdrenagem e o sistema de irrigação – as tecnologias que serão capazes de adaptar uma cultura do seco em terras baixas ainda são pouco conhecidas. Com a organização do doutor Enio Marchesan, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), será lançado nesta segunda-feira, às 19h, pela internet, a publicação: soja em áreas de arroz: contribuições do Grupo de Pesquisa em Arroz Irrigado (GPAI).
A live de lançamento terá a presença de Enio Marchesan, do gerente de Desenvolvimento de Mercados da BASF, Sérgio Silva, do diretor da pipeBR, Guilherme Cassol, e dos doutorandos Lucas Lopes Coelho e Gabriel Donato, que conduziram pesquisas na área.
"Estamos traduzindo a nossa experiência na área experimental do GPAI de forma didática para contribuir com o desenvolvimento desta importante alternativa que chega às terras de arroz em um momento importante do ponto de vista agronômico, que é a cultura da soja. Esperamos que nossas experiências consolidem alguns princípios, gerem novos desafios e, acima de tudo, transmitam conhecimento e até alguns questionamentos para os produtores e a própria ciência evoluirem na sojicultura", acrescenta o professor Marchesan.
A transmissão acontecerá em cinco canais: o primeiro em www.facebook.com/enio.marchesan/ , e também nas redes sociais da Federarroz, em @federarrozrs . Outra possibilidade de acompanhar é pelo Youtube: Hvinte: https://www.youtube.com/channel/UCErr_QcXVvDP2aPAX72ICA , no canal da BASF: videos.netshow.me/t?WRKvFy5RPJs e no canal do Irga: www.youtube.com/channel/UCErr_QcXVvDP2aPAX72ICA .