Um pé na lavoura, outro na luta

 Um pé na lavoura, outro na luta

“O arrozeiro, hoje, precisa lutar por renda”.

A viabilidade da lavoura de arroz está em jogo. Isso não é novidade, há muito tempo produtores deixam o setor por amargar perdas, seja por fatores climáticos, falhas de gestão ou a insensibilidade governamental para com o setor. Essa insensibilidade é responsável por determinar preços mínimos abaixo dos custos de produção, exigir garantias para um produtor que perdeu tudo pela força das águas dos rios que invadiram suas propriedades, não aplicar mecanismos de comercialização quando os preços estão abaixo do mínimo, permitir a um setor responsável por mais de 60% da produção do principal gênero alimentício do país realizar 16 viagens a Brasília sem nenhum retorno.

É, sem dúvida, a insensibilidade que aceita passivamente a entrada livre de impostos de produtos importados subsidiados na origem e sobrecarrega de impostos o produto nacional, de melhor ou igual qualidade, que se omite diante da guerra fiscal interna, que leva oito meses para se manifestar diante de demandas urgentes e rola um passivo que esmaga o setor produtivo. Não há outra forma de entender promessas – não aplicadas – de plano de alavancagem das exportações diante de uma política econômica que retira a competitividade da produção interna. É por razões como estas que o setor arrozeiro do Rio Grande do Sul entra na safra 2010/11 com um pé na lavoura e outro na luta, em uma mobilização que soma a participação de cadeias produtivas da carne, da soja, do milho, do trigo, dos vinhos, tabaco e leite, entre inúmeras outras.

É por perceber o risco à atividade, ao abastecimento do país, a cada um dos produtores, que o arrozeiro hoje, além de cuidar da sustentabilidade ambiental e social, precisa ir à luta por renda, pela sobrevivência de muitos produtores, pelo bem do setor, dos municípios arrozeiros e a soberania e segurança alimentar do Brasil. A Planeta Arroz se soma à luta fornecendo as armas que lhe competem: a informação.
Boa leitura!

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter