Uma questão de força! É a manchete da Planeta Arroz nº 59
Publicação será lançada na Expointer, mas já circula entre os assinantes com o que há de melhor nas informações sobre o setor arrozeiro.
A 59ª edição impressa da Revista Planeta Arroz será lançada na Expointer 2016, mas já circula entre os seus assinantes traduzindo o que de mais importante está acontecendo no mundo da orizicultura. Nesta edição, resumimos as duas entrevistas que fizemos com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, nas quais ele revela seus planos para o agronegócio brasileiro e para o setor orizícola, além de falar sobre as impressões que teve nas visitas às lavouras e eventos da cadeia produtiva. Para ele, que teve prejuízos plantando arroz no passado, o setor merece atenção especial pela importância fundamental do grão para a base alimentar do brasileiro. Mas, essa é apenas uma das suas afirmações. Algumas são polêmicas.
A manchete da edição 59 está associada ao uso da casca de arroz como energia, sistema que vem dando bons resultados às indústrias, à economia dos municípios arrozeiros e pode ser multiplicado na cadeia produtiva. Vantagens, desvantagens e o mapa das empresas que investem na área, os projetos em andamento, a sua representatividade na matriz energética brasileira e as potencialidades são apresentadas com dados e opiniões de algumas das autoridades do setor.
Os resultados finais das safras dos principais estados brasileiros, da colheita nacional, dos parceiros do Mercosul e do mundo, também são apresentados na revista com entrevistas, análises, tabelas e gráficos que permitem uma fácil e objetiva interpretação do panorama mundial. Algumas das maiores autoridades da Argentina, Paraguai e Uruguai no mundo arrozeiro, são entrevistadas e apresentam suas opiniões sobre os cenários orizícolas nestes países.
Os grandes exportadores e mercados mundiais também estão em evidência nas análises e reportagens, além de um perfil dos estoques, do comércio mundial e projeções para o ano comercial 2016/17. Por falar em safra, os prognósticos climáticos para a nova temporada, com foco na primavera e no verão com a chegada do fenômeno La Niña, e os cuidados que o agricultor deve ter com a lavoura também são abordados na revista, além de um conjunto importante de informações sobre tecnologias, inovações e novidades.
PESQUISA
A soja rompe os limites da várzea, mesmo num ano de intensas dificuldades de clima. O II Encontro Sul Brasileiro de Soja em Terras Baixas é passado a limpo na revista, com o conjunto de indicações e tecnologias, conclusões e demandas dos participantes, técnicos e produtores. A RiceTec anuncia seus resultados da safra passada e comemora uma produtividade 18% maior em seus híbridos, além de atualizar as informações sobre o lançamento de suas variedades convencionais. A Embrapa anuncia nova variedade de alto rendimento para atender um nicho de mercado de arroz que paga até R$ 100,00 por saca de 50 quilos ao produtor.
As curiosidades e novidades do mundo arrozeiro são apresentadas na coluna Planeta News, agora assinada pelo jornalista e consultor Cleiton Evandro dos Santos.
As tendências do mercado brasileiro, a análise do comportamento de preços, fatores que deverão interferir na formação das cotações ao longo do segundo semestre do ano comercial – entressafra – e projeções com os principais analistas de mercado do arroz do Brasil, estão nas páginas da Planeta Arroz. Na Planeta Gente, a troca de comando no Instituto Internacional de Pesquisas em Arroz (Irri). E tem muito mais: a nutricionista Cleusa Amaral aborda usos, vantagens e características importantes para o consumidor na coluna Arroz & Saúde, e nas seções de artigos, a gestão da propriedade e a produção de alimentos com farinha de arroz ganham destaque.
Da pesquisa ao consumidor final, a rizicultura se vê em Planeta Arroz.
A revista tem periodicidade trimestral (fevereiro/maio/agosto/novembro), impressão de 6.800 exemplares (agosto/16) e é remetida para todo o Brasil, com circulação dirigida à cadeia produtiva do arroz e distribuição gratuita em eventos setoriais. Suas edições circulam ininterruptamente nos últimos 16 anos, como publicação da Casa Brasil Editores, pertencente ao Grupo Vieira da Cunha. Para adquirir, anunciar, assinar, sugerir pautas, buscar outras informações, o contato é pelo e-mail planetaarroz@planetaarroz.com.br ou comercial@planetaarroz.com.br . Ou pelo telefone 51 3722 9600.